5 causas da impotência masculina. Saiba como tratar!

5 causas da impotência masculina. Saiba como tratar!


Causas da impotência masculina

A impotência masculina, ou disfunção erétil, é um problema comum e que afeta a muitos brasileiros. Justamente por isso, não deve ser tratada como um tabu.

É fundamental falar sobre o tema, pois ainda existe muita desinformação por aí, além do fato de que, embora não seja uma condição que traga riscos à vida, pode trazer consequências indesejáveis ao paciente, afetando sua autoestima e seus relacionamentos.

Foi justamente pensando nisso que criamos este post sobre as principais causas da impotência masculina, que é muito diferente da falta de libido. Para entender quais são os fatores de risco para essa condição e as opções de tratamento, continue a leitura!

Principais causas da impotência masculina

1. Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de álcool já traz, por si, consequências bastante negativas para a saúde. O que muitos ainda não sabem é que essas bebidas também afetam a região genital, dificultando a circulação do sangue na área e, consequentemente, comprometendo a ereção. É por isso que homens que consomem álcool em excesso, em longo prazo, estão mais sujeitos a sofrer com as consequências da impotência. Vale destacar, aqui, que o tabaco também apresenta o mesmo efeito.

2. Uso prolongado de medicamentos

Por mais que o uso de certos medicamentos seja necessário para tratar condições, como pressão alta ou depressão, é também fato que eles podem apresentar a impotência masculina como efeito colateral em longo prazo. Por isso, caso esteja em tratamento com algum remédio por muito tempo, o recomendado é consultar o médico que o receitou para tirar as dúvidas sobre esse efeito.

3. Obesidade

A obesidade é, certamente, uma das principais causas da impotência masculina. Isso porque, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares — que dificultam a circulação do sangue e prejudicam a ereção —, a condição também diminui a produção da testosterona. Por isso, a adoção de uma dieta equilibrada aliada à prática regular de exercícios físicos não só trará melhorias à saúde, como também para as relações sexuais.

4. Problemas hormonais

Pensar que os problemas hormonais ocorrem somente em mulheres é um grande equívoco. Há, também, condições que causam alterações nesse sentido em homens, como hipotireoidismo e diabetes. Por afetarem o metabolismo do corpo, podem acabar por trazer como consequência a impotência masculina.

Há também casos em que o corpo do homem apresenta dificuldade para a produção da testosterona, importante hormônio sexual. Nessas situações, é interessante procurar o auxílio de um profissional especializado para entender como a suplementação ou a reposição hormonal podem ser boas alternativas.

5. Depressão e outras doenças psicológicas

Muito se fala sobre saúde mental nos dias de hoje, outro tema que também deve sempre se manter em alta. Além de afetarem a vida do paciente no geral, determinadas condições, como a depressão, o transtorno de ansiedade, a síndrome do pânico, entre outras, podem trazer consequências negativas no momento de ter relações íntimas.

Isso porque essas doenças, na maioria das vezes, causam sentimentos negativos, como medo, ansiedade, insatisfação, irritação, nervosismo etc. —, deixando o homem desconfortável para ter contatos íntimos e manter uma ereção.

Como tratar o problema de impotência masculina

A impotência masculina é uma condição que tem cura. As opções de tratamento são variadas, incluindo:

  • terapia sexual;
  • medicamentos administrados por via oral;
  • suplementação de elementos, como zinco (mineral que está envolvido com o sistema reprodutivo masculino), tribulus terrestris (que aumenta os níveis de testosterona no organismo) e tadalafila (utilizada para tratar a dificuldade de obter e manter uma ereção).

Como foi possível perceber, existem diversas causas para a impotência masculina. O mais importante, além de entender que a condição pode acontecer com qualquer um, é prestar atenção quanto aos fatores de risco e buscar o auxílio de um profissional, que poderá ajudá-lo na busca pelo tratamento mais adequado.

Gostou das informações que trouxemos no post sobre as causas da impotência masculina? Então, aproveite a sua visita ao blog para conferir também nosso artigo com 5 suplementos de testosterona que você deve conhecer!

Dê sua nota e deixe uma mensagem
  • Gostei do artigo!
    (5)
5

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar quais as causas da impotência masculina. Na introdução, mostro como esse problema afeta muitos brasileiros e como diferenciar da falta de libido. Em seguida, cito quais as causas, por exemplo, uso prolongado de medicamentos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, problemas hormonais, depressão e outras doenças psicológicas, uso de drogas, excesso de peso ou obesidade, etc. Ao final, mostro algumas opções de tratamento, como o zinco, tribulus terrestris, tadalafila, etc.

Sending
Revisão do usuário
5 (1 voto)
Comentários Avaliação 0 (0 Revisões)
Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário

Sending

WhatsApp chat