6 alimentos essenciais para quem tem problemas no fígado

6 alimentos essenciais para quem tem problemas no fígado


problemas no fígado

Logo de manhã, assim que acorda, você faz um lanche reforçado com uma fatia de abacate e um bom suco de toranja. Mais tarde, no trabalho, pega algumas nozes para beliscar antes do almoço. Já no restaurante, escolhe folhas verdes e um filé grelhado temperado com alho. Para arrematar, toma um cafezinho quando chega ao escritório.

Você provavelmente se viu nessa rotina como alguém com o dia a dia normal e uma alimentação saudável. Mas talvez não tenha percebido uma característica em comum dos alimentos que citamos: eles são excelentes para a limpeza do fígado!

Como o órgão é responsável pela desintoxicação do nosso corpo, com o excesso de estresse, alimentação gordurosa, álcool, uso de medicamentos e de suplementos, ele pode ficar sobrecarregado. Apesar de conseguir se regenerar, não precisamos abusar dele, não é?

Neste artigo, você vai descobrir porque esses 6 alimentos estão entre os mais indicados para cuidar de problemas no fígado.

1. Abacate

O abacate é uma das frutas mais ricas em glutationa, uma proteína com propriedades antioxidantes e de reparação hepática. O consumo regular ajuda bastante a evitar problemas no fígado, como a hepatite e a cirrose. A dica é variar o consumo. Ele vai muito bem em vitaminas, saladas e no guacamole!

2. Toranja

Com um dos maiores índices de vitamina C, a toranja também é uma ótima fruta para cuidar do fígado. Ela é rica em naringenina, o antioxidante responsável pelo sabor amargo das frutas cítricas, que ajuda o órgão a combater a gordura. A naringenina previne, também, a diabetes!

3. Nozes

As nozes são um ótimo lanche e conseguem ajudar o fígado a eliminar amônia. Essas frutas têm uma quantidade grande de glutationa e de arginina, elementos indispensáveis para que o órgão consiga fazer a limpeza das toxinas do corpo. A dica é levar um pouco para o trabalho e comer quando a fome aparece no meio da tarde!

4. Folhas verdes

As folhas verdes ajudam a desintoxicar o organismo e a prevenir problemas no fígado porque estimulam o órgão a produzir a bile, substância responsável pela digestão da gordura. Couve, agrião e rúcula são ótimas dicas para montar a salada do dia a dia.

5. Alho

Assim como a toranja, o alho estimula a produção de enzimas para a desintoxicação do fígado. Ele é rico em enxofre, alicina e selênio, que também estão na lista de substâncias que cuidam do órgão. Muito utilizado como tempero, o alho também faz bem para o sistema imunológico, reduzindo as chances de se contrair gripes e resfriados.

6. Café

Por essa você não esperava, não é? Mas o café também é indicado para a prevenção de problemas no fígado. Ele impede a progressão de doenças hepáticas para a cirrose, como diversas pesquisas vêm demonstrando.

Se você quiser dar mais atenção ao fígado, a dica é fazer uma dieta de desintoxicação com pouca gordura e abundância desses 6 ingredientes durante uma semana, duas vezes ao ano. É importante procurar um médico ou nutricionista para que você aplique essa dieta de limpeza da melhor forma!

Neste artigo, você descobriu que a naringenina, a arginina e a glutationa são algumas das substâncias que previnem problemas no fígado e em quais alimentos elas estão presentes. Você também pode conversar com um nutricionista ou médico para descobrir os benefícios de consumir essas substâncias em forma de suplementos. Elas podem ser encontradas em farmácias de manipulação, como a Órion.

Quer saber mais sobre dieta nutritiva, suplementos esportivos e exercícios físicos? Assine a newsletter da Órion Lab!

André Alves da Silva
Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Leave a Reply

WhatsApp chat