Alimentos pré treino: saiba quais são os 6 melhores

De nada adianta frequentar a melhor academia, manter uma rotina puxada, sem uma alimentação pré treino adequada. É comum encontrar pessoas reclamando que não conseguem emagrecer ou ganhar massa, mesmo com muita disciplina nos exercícios — e a solução pode ser mais simples do que parece.
Os carboidratos são essenciais antes do treino, não tenha medo deles — corpo precisa de combustível para atingir a sua melhor forma. Para quem faz musculação, as proteínas também são fundamentais. Consumindo já antes da atividade, a reparação muscular começa assim que o exercício termina.
Mas, se você ainda não sabe quais são as melhores opções, listamos algumas sugestões simples que vão garantir um bom desempenho nos seus treinos.

1. Aveia

Por ser uma fonte de carboidratos complexos, é absorvida mais lentamente pelo organismo. Isso significa mais saciedade e uma produção de energia mais duradoura.
Ela pode ser consumida de várias formas: sucos e vitaminas, salada de frutas, iogurtes, ou mesmo misturada à comida durante o almoço ou jantar. Como possui sabor suave, é versátil e combina com pratos doces e salgados.

2. Batata-doce

A fama desse carboidrato vem do seu baixo índice glicêmico: o seu açúcar é liberado gradualmente no sangue, sendo também uma boa opção para diabéticos. Rica em fibras, também auxilia no controle do colesterol. Para garantir todos os benefícios, consuma cozida ou assada.

3. Ovos

O ovo já não é mais vilão das dietas. Incluindo a gema, que possui muitas vitaminas e minerais que também contribuem para um bom desempenho. Para o ganho de massa magra, as claras ainda têm preferência, pela alta concentração de proteína. Você deve combinar com algum carboidrato — pode ser uma omelete com algumas colheres de aveia, por exemplo.

4. Pão

Os pães podem ser ótimas fontes de carboidratos, principalmente os integrais. Além do tradicional café da manhã, é sempre uma opção para os dias corridos: com vegetais e uma proteína magra, pode virar uma refeição completa. Apenas fuja das versões amanteigadas e dos recheios gordurosos.

5. Frango

Muito comum nas refeições pós treino, também pode ser uma opção antes dos exercícios. Mas, como é uma proteína de digestão mais lenta, o ideal é consumir até 1 hora antes. Vale usar em sanduíches, acompanhado de arroz integral, ou mesmo fazendo dupla com a batata-doce.

6. Banana

A banana é um alimento barato, uma ótima fonte de energia, e por isso mesmo, uma das frutas preferidas dos atletas. Por ser um carboidrato simples, que libera energia rapidamente, é uma boa opção para treinos intensos. Além de muito prática e saborosa, também fornece uma dose extra de potássio, nutriente muito importante para os processos de contração muscular.
Os alimentos certos antes do treino vão fornecer a energia que o corpo precisa e melhorar o seu desempenho. Apenas fique atento à quantidade. Como os carboidratos citados são ricos em fibras, demoram mais para serem digeridos, por isso não exagere.
E você, quais alimentos pré treino consome? Conte para gente como é a sua rotina nos comentários![/text]

André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta