Aprenda como vencer o sedentarismo

Aprenda como vencer o sedentarismo


como vencer o sedentarismo

O sedentarismo é quando uma pessoa não tem costume de praticar uma atividade física regularmente. Apesar de cerca de 46% da população sofrer com esse problema, esse estilo de vida não pode ser considerado uma opção, pois as consequências são bastante graves, como falta de força muscular, acúmulo de gordura e doenças cardiovasculares. Por isso, é fundamental pensar na atividade física como um compromisso consigo mesmo.

A boa notícia é que separamos, neste post, diversas orientações para que você aprenda como vencer o sedentarismo.

Então, deixe a preguiça de lado, continue a sua leitura e surpreenda-se!

Encontre um propósito

Antes de iniciar qualquer projeto, é fundamental estabelecer um objetivo. Quando o assunto é nossa saúde, a situação não é diferente. Então, reflita sobre o motivo pelo qual pretende superar o sedentarismo. Quanto mais foco, mais difícil será de desistir da sua caminhada.

Aqui, vale uma dica muito importante: lembre-se que você é o único responsável pelas suas vitórias. Portanto, opte por uma meta que trará satisfação no futuro, como melhorar a autoestima, fica mais bonito ou simplesmente manter uma boa qualidade de vida.

Faça uma agenda

Grande parte das pessoas que são sedentárias procura diversas justificativas para não se exercitar. A campeã delas é a falta de tempo. Todavia, acreditamos que isso é apenas uma questão de organização.

Sabemos o quanto a sua vida é complicada e agitada, mas quando planejamos nosso dia com bastante organização, tudo fica mais fácil. Uma dica legal é anotar todas os seus compromissos e horários em uma agenda para encaixar a atividade física no seu cotidiano com maior facilidade.

Outra dica para facilitar o equilíbrio entre as atividades físicas e a vida pessoal é optar por unidade de academia próxima a sua casa. Essa escolha evita desperdício de tempo com o trânsito e o transporte público.

Use o poder do agora

Para aprender como vencer o sedentarismo, leve os exercícios físicos a sério da mesma forma em que você atende um cliente ou executa uma demanda em sua empresa.

Se você é daquelas pessoas que inicia uma corrida ou caminhada torcendo para que ela acabe logo, é melhor mudar um pouco a sua atitude. Ao praticar uma atividade, concentre-se em cada movimento do seu corpo. Observe as contrações musculares, a velocidade que seus membros se movem, o alcance, entre outras questões.

Experimente aplicar essa técnica também em seu ambiente de trabalho. Provavelmente, terá mais sucesso com as suas demandas.

Cuide da sua alimentação

O hábito de levar uma marmita fitness para a empresa virou moda, pois é um recurso prático, econômico e saudável. Todavia, não monte o seu cardápio sozinho. Busque o auxílio de um profissional especializado para que ele indique os melhores alimentos de acordo com a sua rotina.

Descanse!

Em um primeiro momento, essa dica pode parecer um pouco contraditória ao objetivo deste post. No entanto, ela é essencial para que você alcance as suas vitórias. Afinal, o descanso trará mais energia para executar os exercícios físicos.

Para conseguir uma noite de sono perfeita, estabeleça horários para dormir e especialmente, para utilizar os aparelhos eletrônicos móveis. A luz desses equipamentos atrapalham o nosso sono e elas devem ser evitadas antes de dormir.

Agora que você já sabe como vencer o sedentarismo, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar seus amigos a mudar de vida?

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário