Qual é o impacto da atualização profissional na carreira?

Qual é o impacto da atualização profissional na carreira?


atualização profissional
A atualização profissional é fundamental para quem quer acompanhar as tendências e demandas do mercado de trabalho atual — cada vez mais exigente e competitivo. O trabalhador que está em busca de crescimento e aprendizado está sempre a um passo a frente da concorrência, independentemente da área de atuação.

Quando falamos sobre atualização profissional, estamos nos referindo aos cursos e demais meios que podem agregar e trazer conhecimentos relevantes ao desempenho de nossas funções. São eles graduações, pós-graduações, especializações, treinamentos, workshops, entre outros. Mas quais são os principais benefícios dessa atualização para a sua carreira? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Aumenta o seu valor no mercado de trabalho

atualização profissional

As empresas estão em busca de funcionários que demonstram vontade e interesse em crescer e aprender. Isso não é segredo algum. Afinal, um profissional bom, porém acomodado e que não tenha ambições na carreira, provavelmente não vai dar o melhor para promover o crescimento da companhia.

Um colaborador que invista na atualização profissional, por outro lado, acaba ficando por dentro das tendência da área e se torna mais participativo. Isso faz com que ele se destaque perante os outros funcionários, apresentando trabalhos mais completos e resultados mais eficientes — e engana-se quem pensa que as empresas não estão de olho.

Além disso, ao se manter atualizado, seu valor no mercado de trabalho aumenta. Você passa, até mesmo, a ser visado por outras empresas, que buscam por profissionais com o seu perfil para ajudá-las na conquista de melhores resultados. Isso também acontece porque, ingressando em cursos ou participando de eventos e workshops, a sua rede de contatos (networking) se amplia. Isso faz com que mais pessoas passem a conhecer o seu trabalho e as suas competências.

Agrega diferenciais competitivos

atualização profissional

Nos dias de hoje, com a ascensão da internet e de todos os benefícios e praticidade que ela agrega ao cotidiano, o acesso ao ensino superior está cada vez mais próximo das pessoas. Todos os anos, vários profissionais se formam em cada área, fazendo com que o diploma não seja mais o maior diferencial competitivo que um candidato pode apresentar.

Investindo na atualização profissional, você mostra que não está acomodado apenas com a sua formação inicial e que está em busca de acompanhar a dinâmica do mercado e do seu setor de atuação. Isso agrega excelentes diferenciais competitivos em um currículo.

Para isso, é fundamental entender as necessidades das empresas e se preparar para oferecer algo a mais para os recrutadores. Dessa forma, você aumenta as suas chances de se destacar perante os demais concorrentes.

Amplia os seus conhecimentos

atualização profissional

O ganho de conhecimentos é, certamente, uma das principais vantagens da atualização profissional. Ao dar continuidade aos seus estudos, você aprofunda, atualiza e até mesmo desenvolve competências técnicas ligadas tanto ao seu cotidiano de trabalho quanto ao seu campo de formação — garantindo, inclusive, a possibilidade de ampliar sua área de atuação.

Agora, você provavelmente está pensando: se eu já trabalho ou estou buscando por uma oportunidade, como vou conseguir o tempo necessário para me matricular em algum curso? A resposta, aqui, tem a ver com a praticidade que a tecnologia trouxe às nossas vidas. Os cursos online (EAD) são uma realidade cada vez mais presente entre os jovens e adultos em busca de crescimento profissional.

Com um computador com acesso à internet, é possível estudar de onde quiser e quando quiser, montando os seus próprios horários de acordo com o tempo que você tem disponível. Essa é uma excelente forma de otimizar o seu tempo, usando os momentos ociosos após o trabalho para aprender.

Ajuda na conquista de melhores posições

atualização profissional

Você conta com uma formação, tem na bagagem bastante conhecimento técnico e desempenha sua função com excelência. Mas, mesmo assim, não consegue traçar o seu caminho até um cargo de liderança? Isso pode acontecer porque lhe faltam as habilidades comportamentais que coloquem você em posição de destaque entre os gestores na hora de escolher alguém para liderar.

Um bom líder, além de saber executar as tarefas operacionais da função, deve incentivar e motivar o seu time. É importante saber como delegar funções, fornecer feedbacks, acompanhar o desenvolvimento de cada um e reconhecer aqueles resultados entregues com excelência.

Existem pessoas que já nascem com as características comuns de um bom líder, no entanto, engana-se quem pensa que essas habilidades não podem ser desenvolvidas. A atualização profissional está aí para provar justamente isso, possibilitando que o colaborador as adquira por meio de experiências focadas nisso.

Caso a sua vontade seja assumir posições de chefia, apostar em melhores vagas ou, até mesmo, em uma possível recolocação profissional, procure por uma atualização alinhada a esses objetivos. Lembre-se de que o perfil dos colaboradores também vem sofrendo mudanças ao longo dos anos e não apenas o mercado. Acompanhar essa tendência é fundamental.

Possibilita remunerações melhores

atualização profissional

Se você já ocupa uma boa posição em seu trabalho, não precisa se preocupar com a atualização profissional, certo? Bom, saiba que na verdade não é bem assim. Até mesmo quem se encontra nesse tipo de situação deve investir em atualização.

Dessa forma, além de garantir a sua colocação por mais tempo, você se especializa, trazendo para o cotidiano da empresa os novos conhecimentos e técnicas capazes de promover crescimento. Esse, aliás, é um excelente argumento para negociar uma melhor remuneração, uma vez que, para trazer essas mudanças para dentro da companhia, você precisou investir, não é mesmo?

Com isso, aumentam-se as chances de o seu gestor não querer perder você para a concorrência, uma vez que reter um bom talento é mais econômico e vantajoso para a organização do que investir na contratação de um novo colaborador. Um processo de recrutamento pode gerar gastos, levar tempo de adaptação, precisar de treinamentos etc.

Agora você já sabe o que é atualização profissional e entende como ela é fundamental para quem quer trilhar uma carreira de sucesso. Lembre-se de que o mercado está em constante mudança e acompanhá-las é uma das principais chaves para se destacar da concorrência.

Gostou do conteúdo que trouxemos neste post? Para compartilhar experiências ou tirar suas dúvidas sobre atualização profissional, deixe seu comentário aqui e participe da discussão. Vamos adorar conversar com você!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário