Quais são os benefícios do sono para ganhar massa muscular?

Quais são os benefícios do sono para ganhar massa muscular?


benefícios do sono

Quem quer modelar o corpo e ter uma vida mais saudável já se convenceu da importância dos exercícios físicos e da alimentação equilibrada. Mas, você sabia que suas horas de sono também são fundamentais nessa equação?

Sim, os benefícios do sono são tão variados que influenciam até no ganho de massa muscular. Quer entender melhor como isso acontece? Nós explicamos!

Quais são os benefícios do sono para a hipertrofia?

Durante o dia, o organismo funciona em ritmo frenético para dar conta da nossa rotina, assim, ele precisa das horas de sono para repor as energias e se autorregular. Além disso, alguns processos só acontecem durante a noite, como a síntese de certas proteínas, a produção de alguns hormônios e a recuperação muscular.

Uma das substâncias secretadas nesse período é o HG, o hormônio do crescimento. Nos adultos, é ele que garante o vigor físico e a reconstrução e proteção dos músculos. Ele também evita o acúmulo de gordura corporal. Para quem está procurando mudar de corpo, ele é a chave!

Quando você realiza um treino de hipertrofia, seus músculos sofrem um desgaste excessivo e há ruptura nas fibras. É durante o sono que as células do tecido muscular relaxam e se recuperam, aumentando de tamanho.

Outro benefício do sono é aumentar sua energia para o treino. Provavelmente você não rende bem na academia depois de uma noite ruim, não é mesmo? Para conseguir realizar todos os exercícios e garantir a hipertrofia, dormir bem é fundamental.

O que fazer para dormir melhor?

Os benefícios do sono são inegáveis, mas muitas pessoas não conseguem garantir uma noite de qualidade. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você.

Estabeleça uma rotina

O ideal é que você vá para a cama sempre no mesmo horário e evite distrações, como luzes acesas ou aparelhos eletrônicos ligados. O sono é regulado por um hormônio chamado melatonina, que precisa do escuro e da tranquilidade para ser produzido.

Faça refeições leves antes de dormir

À noite, evite comer alimentos pesados, para não sobrecarregar o corpo no processo de digestão. Não vá dormir com estômago cheio e não consuma alimentos e bebidas estimulantes, como café ou chocolate.

Coma alimentos ricos em serotonina

Para se livrar da insônia, adicione a serotonina na sua dieta. Ela proporciona sensação de bem-estar, relaxa o corpo e facilita o sono. Essa substância está presente em alguns alimentos, como a banana, o queijo branco, as leguminosas e o iogurte desnatado.

Tenha um ambiente confortável

Fica difícil dormir em um local desconfortável, com muita luz ou com temperatura inadequada. Para garantir as oito horas de sono, preze pelo conforto do seu quarto. A qualidade do colchão e do travesseiro faz muita diferença.

Faça atividades que estimulam o sono

Para facilitar a chegada do sono, tomar um banho relaxante ou ler um livro são boas opções. Além disso, ouvir músicas calmas, fazer uso de técnicas de relaxamento e alongar os músculos também podem ajudar.

Com essas dicas, você melhora a qualidade das suas noites e garante os benefícios do sono no ganho de massa magra. Ao se preparar para dormir, relaxe e evite pensar em problemas ou trabalho. Descansar é fundamental para ter mais bem-estar e conquistar o corpo que você quer!

Que tal estar sempre bem informado sobre a sua saúde? Assine nossa newsletter hoje mesmo!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

(4) Comentários

  1. Excelente texto, é tem gente que acha que dá pra ganhar massa muscular saindo pra balada e ingerindo bebida alcoólica. Mero engano.

    1. Não dá, né George?
      Durante o sono secretamos diversos hormônios necessários para o equilíbrio metabólico e a bebida alcoólica, uma dentre outras, inibe a via enzimática da mTor, super necessária para a hipertrofia muscular.
      É incompatível.

Deixe um comentário