Como ganhar massa muscular com saúde? Aprenda aqui!

Como ganhar massa muscular com saúde? Aprenda aqui!


como ganhar massa muscular

Saber como ganhar massa muscular de forma saudável é algo que a maioria das pessoas que pratica atividade física deseja. Além de um desejo, acaba se tornando também um objetivo ter o corpo mais definido e musculoso.

Alguns o querem apenas por estética, outros já têm a consciência de que uma vida equilibrada é a chave para se ter também uma boa saúde.

Muitas vezes acabamos ficando com várias dúvidas sobre o que fazer para atingir esse objetivo. Por isso, neste artigo nós te ensinaremos a ganhar massa muscular de forma saudável.

Curioso(a)? Continue lendo o post!

A musculação deve ser feita nos dias certos para ganhar massa muscular

Você executa o mesmo treino todos os dias? Saiba que essa não é a conduta mais adequada para você que quer saber como ganhar massa muscular. Isso porque o nosso corpo possui diferentes grupos musculares e eles precisam de um descanso para que realmente cresçam.

É importante observar a adequação dos treinos com os diferentes grupos musculares para que nenhum deles se sobrecarregue, pois assim o músculo não crescerá.

É essencial ter o acompanhamento de um profissional

Falamos no tópico anterior sobre os grupos de músculos e te faremos duas perguntas agora: você sabe quais são os grupos musculares do seu corpo? Sabe qual o melhor treino para cada um deles?

Provavelmente a sua resposta é “não”. E é por isso que a supervisão de um profissional de educação física é tão importante. É ele quem montará, de maneira bem personalizada, um programa adequado de exercícios para você, te ensinando como ganhar massa muscular.

Este profissional é capaz de observar quais são os seus pontos fracos para trabalhá-los melhor, assim como te auxiliar na execução dos movimentos de forma correta. Dessa maneira, você evitará lesões e terá o resultado que deseja dos treinos.

A alimentação é de grande contribuição para o resultado

Muitas pessoas acham que só precisam treinar para conseguir ganhar massa muscular, mas as coisas não funcionam bem assim. Podemos afirmar com grande certeza que a alimentação é uma parte significativa desse processo e não pode ser deixada de lado.

Comer antes e depois do treino, por exemplo, ajuda a evitar o catabolismo (que é, basicamente, a degeneração dos músculos). Mas não é só comer, é comer com qualidade e consciência. Existe uma dieta adequada para cada objetivo e cada tipo de organismo. Para isso, o ideal é procurar um profissional especializado em dieta e nutrição esportivas.

O consumo de proteínas é também é muito importante para ganhar massa muscular

De todos os alimentos que precisamos comer para ganhar massa muscular, a proteína é o mais falado. Isso porque as proteínas são as responsáveis pela formação dos músculos e também por repará-los após os treinos de musculação.

Podemos citar como exemplos de alimentos ricos em proteínas: carnes vermelhas, peixes, frango, ovos, leite, soja, amêndoas, grão-de-bico, lentilhas e feijão.

Caso você tenha dificuldade em consumir a quantidade necessária de proteínas por dia, há também a opção dos suplementos proteicos. Mas não se esqueça de sempre consultar um profissional sobre o assunto!

Beba bastante água

Todos nós vivemos ouvindo os médicos falando da importância da água para a saúde e equilíbrio do corpo em geral. Mas o que pouca gente sabe é o quanto a falta dela influencia no treino e pode prejudicar o ganho de massa muscular.

Por isso, beba em torno de dois a três litros de água por dia, pois ela é muito eficiente para ajudar na hipertrofia muscular e auxilia no sistema digestivo de maneira que os nutrientes sejam mais bem aproveitados na reconstrução dos músculos.

E aí? Gostou das nossas dicas? Ainda ficou com alguma dúvida sobre como ganhar massa muscular? Deixe aqui o seu comentário que logo iremos respondê-lo ou entre em contato conosco!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

(0) Comentários

Deixe um comentário