Conheça 5 benefícios de andar de bicicleta

Ela está em todos os lugares: nas ruas, como meio de transporte ou lazer; nas academias, como atividade cardiovascular ou nas trilhas que desbravam a natureza. Mas os benefícios de andar de bicicleta não se resumem à mobilidade urbana. Acredite: ela pode melhorar muito a sua qualidade de vida.
Que tal conhecer outras 5 vantagens que a prática dessa atividade pode trazer para melhorar sua saúde e bem-estar? Confira nossa lista!

1. É perfeita para começar a praticar atividade física

iniciar andar de bicicleta
 
Andar de bicicleta é o exercício ideal para incluir hábitos saudáveis em sua rotina, especialmente se você estiver acima do peso.
Diferentemente de atividades como a caminhada ou a corrida, o ciclismo apresenta um baixo risco de impacto. Como você vai estar sentado, suas articulações e membros inferiores não sofrem sobrecarga. Isso evita o risco de lesões ósseas, como a artrite e a osteoporose.

2. Melhora o sistema cardiovascular

bicicleta Melhora o sistema cardiovascular
 
Ao pedalar, você aumenta o seu ritmo cardíaco e diminui a pressão arterial. Se não perder o foco e seguir com uma rotina regular de pedaladas, seu sistema cardiovascular será fortalecido, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL).
O movimento da pernas também ajuda os vasos sanguíneos a conservarem sua flexibilidade, diminuindo o risco de entupimento das artérias. Para aproveitar esses benefícios, a sugestão é que você siga um treinamento intercalando diferentes velocidades. Comece em um ritmo mais suave e varie as intensidades maiores entre 3 e 4 minutos com pedaladas moderadas a cada 10 minutos.
Na dúvida, use sua respiração como referência. Pedale em ritmo intenso até começar a ficar um pouco ofegante e diminua-o até se sentir confortável. Quando voltar a respirar sem esforço, acelere novamente.

3.Tonifica o tronco

bicicleta Tonifica o tronco
 
Muito se fala dos benefícios de andar de bicicleta para o os músculos das pernas, mas a atividade também ajuda muito a fortalecer o tronco. Adotando uma postura correta ao pedalar (com o tronco ligeiramente inclinado para frente), você cria uma tensão na musculatura dessa região. Isso ajuda não só na estabilidade, mas também no fortalecimento do torso.
Por isso, andar de bicicleta é indicado para pessoas com dores nas costas causadas pelo sedentarismo. Os movimentos ritmados das pernas e do quadril estimulam os músculos da região lombar, prevenindo o surgimento de hérnias de disco. Complemente o treino com alguns abdominais, flexionando e estendendo as pernas, e obtenha resultados ainda melhores.

4. Promove o controle glicêmico

bicicleta Promove o controle glicêmico
 
A falta de uma prática regular de atividade física é uma das principais causas da diabetes tipo 2. A boa notícia é que pedalar mantém os níveis de açúcar estabilizados. Com o índice glicêmico sob controle, você pode mandar esse risco para longe.

5.Diminui o estresse

bicicleta Diminui o estresse
Você pode pedalar pela cidade, utilizando a bicicleta também como meio de transporte, ou na academia. Ao final, os benefícios serão os mesmos para o cérebro, pois há um estímulo da liberação de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pela felicidade e bem-estar.
A prática do exercício pelo menos 3 vezes na semana, entre 30 e 60 minutos por dia, pode inclusive reduzir os riscos de depressão. Se for pedalar na rua, procure por locais planos e arborizados para admirar a paisagem. Na academia, prepare aquela playlist especial com suas músicas preferidas. São medidas simples que incrementam ainda mais os efeitos do exercício.
Atenção: apesar de não haver nenhuma restrição quanto à idade ou peso para andar de bicicleta, procure um profissional de educação física, fisioterapeuta ou ortopedista para uma avaliação médica antes de iniciar o exercício.
Claro que os benefícios de andar de bicicleta não terminam por aqui. Assim que você começar o exercício, vai conhecer outras vantagens dessa atividade. Para mais dicas sobre saúde e bem-estar, siga a gente no FacebookTwitter e Instagram!

André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Este post tem 2 comentários

  1. Atenção FriendBikers e os que ainda não são adeptos da pedalada! Que tal usarmos as magrelas tb para perder aquela barriguinha?!
    Se liga nesse artigo então!
    Parabéns Orion por mais um golaço!

Deixe uma resposta