Conheça 5 tipos de colágeno

Conheça 5 tipos de colágeno


Tipos de colágeno
Destacando-se cada vez mais como proteína, o colágeno tem sido buscado devido às suas inúmeras promessas e contribuições não só para a saúde, mas também para a estética. O que muitas pessoas não sabem é que há diferentes tipos de colágeno, e isso pode interferir na sua decisão.

Se você ficou curioso e quer acertar na escolha, conheça um pouco mais sobre cada tipo de colágeno e saiba qual deles é a melhor opção para as suas necessidades!

Tipo de Colágeno nativo

colageno nativo

Essa versão não foi desnaturada ou reduzida a partículas menores para a absorção otimizada. As demais opções são obtidas a partir desse tipo de colágeno.

Tipo de Colágeno desnaturado

tipos de colágeno

É preparado a partir de um processo que consiste no aquecimento, visando mais eficiência dos aminoácidos. A desnaturação é um processo irreversível e que atua diretamente sobre as cadeias peptídicas dos aminoácidos, alterando o pH.

Essa versão do colágeno não promete contribuições para articulações e não se destaca como um dos mais buscados entre todos os tipos de colágeno.

Tipo de Colágeno hidrolisado

tipos de colágeno

Tendo em mente que colágeno é um dos tipos de colágeno mais buscados e recomendados para aumentar a saúde da pele, a versão hidrolisada garante ainda mais benefícios para melhorar a sua aparência e textura. Com a suplementação você pode contar com benefícios rejuvenescedores, além de melhorar a saúde de ossos e cartilagens, uma vez que o colágeno é recomendado para auxiliar no tratamento de artrite.

Outro benefício do colágeno hidrolisado é que ele é absorvido de forma mais rápida. Esse benefício ocorre porque o colágeno é composto por partículas bem pequenas, o que favorece a absorção eficaz da substância. Os suplementos de colágeno hidrolisado são extraídos da pele de gado de alta qualidade. Ele ainda promete melhorar a hidratação e a suavidade da pele.

Listamos a seguir outros benefícios oferecidos por tipos de colágeno hidrolisado:

  • atua na saúde dos cabelos, unhas e pele;
  • ajuda na redução de rugas e outros traços de envelhecimento;
  • previne estrias e celulites;
  • apoia a elasticidade da pele;
  • auxilia na perda de peso saudável, já que é livre de açúcar e gorduras;
  • fornece saciedade.

Tipo I

mulher com pele linda

 

É composto por 3 ou mais cadeias de aminoácidos. As ligações de hidrogênio são o que permite que eles se mantenham unidos, fornecendo força e fibras para mais resistência. Os benefícios são convenientes para a saúde de tendões, músculos, pele e ossos.

Tipo II é um dos tipos de colágenos mais utilizados

raio x das mãos

 

O colágeno tipo II é o principal tipo de proteína das cartilagens. Está presente no nariz, nas orelhas e nas demais articulações de todo o corpo.

Tipo III

Não é tão forte quanto o tipo I, mas se destaca pela sua resistência. Ele marca presença nas paredes arteriais, nos intestinos e na pele. Auxilia no reparo de peles danificadas e no tratamento de lesões e feridas.

Tipo IV

Comportando-se como uma “rede”, esse tipo de colágeno age como um filtro, graças à ligação das fibras.

Confira os mitos e as verdades sobre o colágeno

mulher sentada no sofá lendo as fake news sobre tipos de colágeno

Ingerir gelatina todos os dias aumenta a produção de um tipo colágeno

MITO. Ao contrário do que muitos possam vir a imaginar, a gelatina é, na verdade, uma fonte pobre de colágeno. Há também o fato de que o colágeno derivado dos animais, quando aquecido, acaba perdendo toda sua estrutura, não apresentando benefícios ao corpo humano.

Além disso, a gelatina industrializada contém altos níveis de açúcar, adoçantes artificiais, flavorizantes, estabilizantes e corantes, sendo assim, é recomendado que esse alimento seja consumido com cautela e atenção.

Consumir suplementos do tipo colágeno hidrolisado estimula a produção de colágeno

VERDADE. Especialmente devido à acidez contida nesses produtos. Além disso, os suplementos com colágeno hidrolisado aceleram a quebra da substância em aminoácidos, aumentando assim a sua absorção — principalmente se ingerido com leite fermentado.

Além disso, é necessário destacar que o colágeno comum se encontra em sua forma natural. Já o hidrolisado teve suas moléculas quebradas para facilitar a absorção sem interferir negativamente em suas propriedades. Por isso o organismo absorve o hidrolisado mais rapidamente, aumentando a eficácia do suplemento.

"banner mobile Landing [Guia Completo] O que os produtos manipulados podem fazer por sua beleza e bem-estar"

Colágeno engorda

MITO. O colágeno é uma proteína e não contém carboidratos nem gordura. Além disso, pelos componentes proteicos de sua estrutura, seu consumo pode até mesmo aumentar a sensação de saciedade e, consequentemente, atuar no controle da fome e na perda de peso saudável.

Dessa forma, podemos até mesmo afirmar que o colágeno — aliado à prática de atividades físicas e à reeducação alimentar — é uma ótima opção para quem está tentando emagrecer com saúde.

Os benefícios do colágeno ainda não foram comprovados cientificamente

MITO. O fato é que várias pesquisas em todo o mundo vêm comprovando a eficácia do consumo de colágeno para organismo humano. Alguns desses estudos foram até mesmo conduzidos no Brasil. Em 2016, por exemplo, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, que comprovou que o uso de suplementos de colágeno hidrolisado aumenta a elasticidade e a firmeza da pele.

O estilo de vida de uma pessoa pode atuar na produção de algum tipo colágeno

VERDADE. A degradação do colágeno no organismo é acelerada pelos radicais livres, que estão aumentados em pessoas que se encontram sob estresse, que adotam uma má alimentação, que têm histórico de exposição solar excessiva e de outros hábitos prejudiciais à saúde, como tabagismo e consumo exagerado de álcool. Dessa forma, adotar uma rotina equilibrada e saudável pode fazer toda a diferença.

Aprenda os cuidados para o consumo do colágeno

shake com gelo tipos de colágeno

Para consumir suplementos de colágeno de forma adequada, é fundamental buscar primeiramente a ajuda de um profissional habilitado. Isso porque somente ele saberá indicar as doses recomendadas para cada tipo de suplemento, bem como avaliar o melhor tipo de colágeno para cada caso e objetivo.

É possível consumir suplementos nas seguintes formas:

  • cápsula;
  • comprimido;
  • sachê;
  • shake;
  • pó.

Outro fator importante e que vai influenciar nas quantidades indicadas do consumo de colágeno é a apresentação do suplemento. Isso porque a quantidade de proteína que pode ser armazenada em um comprimido não é a mesma do que em uma cápsula, por exemplo — e isso pode acabar afetando de forma negativa os resultados desejados.

Além disso, paralelo à suplementação, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e adotar um estilo de vida saudável para aproveitar ao máximo os benefícios da substância em prol da saúde e da beleza.

Como foi possível entender, a principal função do colágeno é apoiar na saúde dos tecidos, mas buscamos a suplementação dele também para questões estéticas, já que sua ação abrange desde a saúde dos ossos até a melhoria da textura da pele. De olho nas contribuições dessa proteína, agora ficará mais fácil escolher o colágeno que melhor se adapta aos seus objetivos e às suas necessidades, certo?

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre os tipos de colágeno? Caso tenha restado qualquer dúvida ou até mesmo para compartilhar as suas experiências sobre o tema, deixe o seu comentário abaixo e participe da discussão!

Não deixe de se inscrever em nossa newsletter, assim você receberá materiais ricos e sem SPAM.

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

(35) Comentários

    Tem contra indicação o uso do colágeno?
    Preciso de receita médica?

      Olá Maria Lucia, apesar de não ter contraindicação, é importante que esses compostos só sejam usados com orientação de profissionais habilitados, já que o excesso de uso pode trazer danos à saúde, principalmente no caso de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
      Os profissionais habilitados são os médicos, nutricionistas e farmacêuticos.
      Você poderá entrar em contato com nosso farmacêutico através do telefone 11 3544 5500 ou Whatsapp 11 94736 0102
      Somos especialistas!

    Estou com 55 anos e tenho pavor a rugas ,ele ajuda a meniza as rugas retardar as rugas ?

      Olá Cleide, é uma luta diária para evitar as indesejadas marcas de expressão. Sim, o colágeno é a matéria prima para formar as fibras que sustentam a pele, deixando ela plana.
      Beber muita água, deixar a pele hidratada com algum creme e ao dia um protetor solar é imperativo.
      Sendo objetivo a sua pergunta: SIM ameniza as marcas e ainda tem outros vários benefícios.
      Leia este artigo:
      https://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/download/18568/17395

      Estudos mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno, em contraposição à necessidade constante desse elemento, que, a partir dos 30 anos, sofre uma perda média de 1% ao ano e, aos 50 anos, passa a produzir apenas 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação, mas a sua falta já se torna perceptível aos 40 anos.

      É nessa etapa da vida que começam a aparecer as rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade de antes e é nessa fase também que começa a fragilidade articular e óssea.

    Olá eu tenho 56 anos já faço uso do colágeno industrializado não tenho rugas só sinais de expressão ,só que o meu corpo está com muita seluliti que eu posa ameniza gostaria de uma orientação e qual o tipo de colágeno é o certo pra mim usar …

      Olá Inês, muito legal que você se cuida.
      Olha, o colágeno de tipo II é importante para evitar lesão nas cartilagens: investimento futuro!
      Para celulites, algo interessante é o Morosil. Natural, ele é extraído da laranja Moro, de uma região da Itália.
      Espero ter ajudado!

        Morosil também serve para celulites ?? Me indicaram o Dimpless para celulite e Morosil para perde de gordura localizada ….

          Dimpless possui alta atividade antioxidante que proporciona ação lipolítica, atividade anti-bacteriana e auxilia na prevenção da fibrose, atuando em todos os principais fatores que levam à formação da celulite. Morosil® potencialização a ação antioxidante devido à alta concentração de antiocianinas C3G, que atua diretamente na redução do tamanho dos adipócitos.
          Junte os dois e Boom!

    Olá meu nome e Sandra tenho artrite reumatoide a mais de vinte anos.Està controlada com medicamentos tenho algumas rugas, tenho 61 anos qual o melhor colágeno eu posso usar obrigada.

      Olá Sandra, sem dúvidas que é o colágeno tipo II. E ela ainda dá uma ajudinha nas fibras colágenos da pele. Vale a pena.

      Olá Jana? O que achou de mais interessante neste artigo?

    Oi, boa tarde. Eu costumo comprar colágeno hidrolisado a granel, vc sabe se esse tipo é bom e funciona realmente? Obrigada

    Olá, gostei muito do artigo pq não conhecia os diversos tipos de colágeno.
    Existe alguma cápsula ou pó q estejam todos os tipos juntos?
    Obrigada

      Olá Maria Carla, sim. Podemos produzir um especialmente para você. Basta você entrar em contato conosco para saber quais seus objetivos e saber seu peso para calcular algo específico para você.
      Pode me enviar um e-mail no andre@orionlab.com.br ?

      obrigado pela colaboração e fico feliz que o artigo foi esclarecedor.
      André

    o colageno manipulado funciona tanto quanto os de marcas caras? quero toma o colageno hidrolizado tipo 1 e 3 manipulado, funciona?

      Olá Andrea, em tese sim. Mas, geralmente a formação de preço leva em conta diversos fatores, incluindo tipo de produto, pureza, marketing, distribuição e vendas.
      Se você precisa de algo, entre em contato conosco.
      No topo do blog, entre em loja. Lá você poderá entrar em contato via WhatsApp.

    tenhoo 61 qual melhor colageno ideal para mim , preciso perder uns 7 quilos,adorei tudo vc é dimais

      Olá Maria, que bom que gostou do artigo. Eu vou responder sua dúvida do ponto de vista farmacêutico, supondo que você faça visitas constante ao seu médico e acompanhando exames de rotina.
      Com 61 anos, em climatério naturalmente você perde a flexibilidade do tecido por falta de estrógeno. A necessidade em perder peso é importante e cada vez mais difícil com a idade. Como efeito preventivo o UCII ajuda muito na recuperação dos tecidos cartilaginosos, joelho por exemplo.
      Já para efeitos estéticos o Colágeno hidrolisado tem demonstrado ótimos resultados nas linhas de expressão.
      Caso esteja interessada, entre em contato conosco no 11 3544 5500 e procure por Dra. Andrea Tchakmakian, farmacêutica responsável.
      Um forte abraço e adorei a pergunta!

    Gostaria de saber , se esses colágenos q vendem a granel serve para ajudar ganhar massa muscular e tbm na flacidez ? Qual tipo de colágeno eles são ?

      Olá Carla, todo colágeno é proteína, portanto ela se difere em relação ao tipo e suas principais funções. Um exemplo é o Colágeno hidrolisado, o mais comum para melhorar o tônus da pele (epiderme). Debaixo da pele existem bastões de fibra-colágeno. A ausência deles gera marcas de expressão e flacidez superficial. Numa camada abaixo é tecido gorduroso e mais abaixo muscular.

      Ele pode ajudar na construção muscular? Pode, contudo não é o mais indicado.
      Para massa muscular deve-se usar proteína de alto valor biológico como a do leite ou da carne. Eles lhe trarão um melhor resultado para ganho de massa muscular.

      A receita é simples e requer esforço: Pouco ou nada de açúcar, musculação 5 dias por semana e uma dieta hiperproteica.
      Para a pele: Antioxidantes e colágeno hidrolisado. Protetor solar para esportes fora de casa.
      Para a biomecânica, como prevenção de problemas nos joelhos ou cartilagens: Colágeno Tipo II.

      E bons amigos porque rir, aumenta a endorfina também!
      Um abraço, André.

    Obrigada por compartilhar, não conhecia todos os tipos. Estou com ruptura parcial no tendão supraespinhal, estou fazendo fisioterapia. O colágeno pode me ajudar na recuperação e qual seria o melhor a tomar?
    Obrigada

      Bom dia Mara, o melhor é que seu médico saiba disto. Mas o melhor colágeno para cartilagens é o UCII.
      – Desacelera a destruição articular e diminui a inflamação;
      – Aumenta a adesão do paciente pela pequena dosagem;
      – Melhora a mobilidade e a flexibilidade das articulações;
      – Permite associação com outros ativos;
      – 100% natural.

      Quando tratamos tendões, acho que o protocolo é outro. Embora os tendões em sua parte são formado por colágenos, a reposição não é garantia que ele supra a ruptura. Ela precisa de aporte de sangue, sendo assim uma fisioterapia focada no seu problema talvez seja mais indicado. Seque um estudo recente sobre este tema.
      Obrigado por escrever.
      André Alves da Silva

    Olá André!
    Gostei muito do conhecimento demonstrado em suas respostas!
    Tanto que decidi questionar meu caso: Achei interessante tomar o colágeno tipo 1 e 3, pelas vantagens prometidas pra pele, etc.
    Mas meu ortopedista me passou o que acredito ser o tipo II, tenho condromalacia patelar grau IV. Então prescreveu estas marcas em sachês encontradas em várias farmácias.
    Então: é possível tomar os 3 tipos? Funciona? Teria que ser manipulado, ou posso combinar esses que prometem ser 3e1, e o tipo 2?
    O tipo 3 é mais raro encontrar? É produzido no Brasil? Não temos como sabermos se o produto realmente contem o tipo 3 não é?
    Muito obrigada em responder.

      Olá Ivethienny,
      Sua pergunta é muito importante.
      Primeiro vamos tratar da sua consulta e diagnóstico médico. O colágeno tipo II realmente tem comprovação científica e ele está correto em prescreve-lo. No entanto, as doses são baixas se compararmos com os outros tipos de colágeno.
      É possível fazer a associação deles, é menos conveniente, porém é mais indicado fazer uma formulação de tipo II separadamente. Principalmente por ser de uso contínuo e é uma necessidade terapêutica.

      Você poderá perceber no artigo que o Colágeno do tipo I tem mais vantagens que o III. Coerentemente, não faz muito sentido para a indústria de transformação produzir o tipo III.
      O hidrolisado que tem mais estudos científicos é da marca Gelita, o Verisol. Este é o que vendemos.
      A origem é predominantemente da Alemanha, mas, fui checar nosso lote em vigor e ele foi produzido no Brasil. Creio que pelo demanda foi transferido uma produção local, até porque a origem é suína.

      Se tem tipo III? Não.
      Tipo I = Hidrolisado.
      É possível a associação? Sim.
      Se funciona? Sim, funciona e deixarei estes links de artigos. Gelita VerisolUCII (colágeno tipo II)
      Quanto aos saches a venda em farmácias de manipulação deixo este outro artigo para alerta-la: https://blog.orionlab.com.br/farmacia-de-manipulacao-on-line/

      Confiança não vende: conquista-se.

      Se ficou alguma dúvida, por favor pergunte.
      Espero que tenha ajudado.

      André Alves da Silva

    me tira uma duvida.
    O verisol e tipo 1 e 3.
    e voces podem manipular a mesma formula?

      Olá Vanessa,

      Fico feliz em ajudar. O Verisol® é uma marca de peptídeos específicos de colágeno, parecido com o colágeno hidrolisado (tipo I). O tipo III tem pouca oferta no Brasil por baixa demanda. Nós podemos manipular o Verisol + tipo I (hidrolisado). Eles são compatíveis.
      Você pode entrar em contato através do e-mail atendimento@orionlab.com.br ou via WhatsApp no 11 94736-0102.

    Tenho que tomar o colágeno prescrito pelo médico pq tenho problemas no ombro e nos joelhos muita dor nos ombros por ter tido em meu trabalho movimentos repetitivos diarios,tbm tenho escoliose,e ele me deu. Receita do Cartigen-c gostaria de saber se ele elimina as dores e se eu posso tomar junto o que é bom pra pele unhas e cabelos pq tenho visto uma queda grande de cabelos,as unhas quebradiças e se tomar os dois não vai me prejudicar ao invés de melhorar!…

      Olá Izaura, fico feliz em contribuir.
      Dores nos ombros são horríveis, sem dizer os joelhos que nos dá toda a mobilidade. Você tem razão em se preocupar.
      É muito importante ter o acompanhamento do médico e ao prescrever Cartigen-C (colágeno hidrolisado + vitamina C) ele procura sentir a reação do seu organismo.
      Colágeno não age da dor. O colágeno do tipo II é o mais recomendado para articulações e recuperação das cartilagens, consequentemente alivia as dores por diminuição de atrito ósseo.
      Quando você se queixa de queda de cabelos e unhas quebradiças, pode haver baixo níveis de vitaminas e principalmente silício orgânico.
      Note: tudo o que estamos conversando não são medicamentos e são classificados como vitaminas e proteínas, logo você pode associar.

      Pense seriamente em ter o apoio de um professor de educação física ou fisioterapeuta, inegavelmente iria aumentar sua qualidade de vida e no tempo as dores diminuirão com os exercícios certos.
      Se ficou alguma dúvida, pode escrever! Forte abraço.

    Tenho 63 anos, artrose de joelhos e quadril. O ortopedista me passou colágeno UCII (condres), estou tomando há 2 meses e ainda não senti melhoras nas dores. Minha dúvida: o resultado demora mesmo? Tem um tempo máximo de uso ou é permanente??
    Agradeço a orientação.

      Olá Givanilda,

      Que ótimo que está em tratamento através de um médico. O diagnóstico é o mais importante, daí em diante é seguir as orientações.
      A Osteoartrose é uma doença autoimune, isso significa que o próprio corpo ataca e destrói as articulações. O UCII ajuda o organismo a reconhecer e tolerar a proteína, sem atacá-la, colaborando para que as dores e as inflamações cessem.

      Por se tratar de uma reação natural do seu organismo, é mais demorado a supressão da dor.
      O UCII é natural e pode ser feito o tratamento em uso contínuo porque ele não trará prejuízos ao seu organismo.
      Depois de 6 meses não sentir melhora, recomendo retornar ao médico para que ele reavalie o tratamento. Qualidade de vida é o que interessa.
      Espero ter tirado suas dúvidas, caso contrário escreva novamente!
      Forte abraço!

    Uma pessoa que foi submetido a altas doses de corticosteróides, pulsoterapia, e teve um aumento de peso em pouquíssimo tempo. Depois começou a perder peso mas a pele ficou extremamente flácida.
    O colágeno ajudaria na recuperação da elasticidade?

      Olá Carmem!
      Caso 1 – foi um súbito aumento de peso, em torno de 10% do peso corporal e em seguida houve a recuperação do peso inicial. O colágeno pode ajudar na firmeza sim.
      Caso 2 – o aumento de peso foi mais que 10% e a perda foi demorada. A pele ficou sobrando, neste caso o colágeno não irá ajudar. Neste caso, o ideal é procurar um cirurgião para avaliar redução de pele (dermo lipectomia).

      Abaixo uma imagem da ação de força mecânica do colágeno
      Envelhecimento Cutâneo

Comments are closed.