Conheça as maiores tendências fitness para 2019

Conheça as maiores tendências fitness para 2019


tendências fitness para 2019

Um novo ano se inicia para os apreciadores de atividades físicas. Com ele, surgem oportunidades de implementar na rotina novas modalidades de treino, dieta e preparação mental.

Descobrir diferentes formas de movimento e, ao mesmo tempo, desafiar limites é fundamental para sair da rotina. Com isso, é possível perceber outras maneiras de deixar corpo e espírito saudáveis e fortes.

Tendo em vista as diversas modalidades, confira neste post as principais tendências fitness para 2019 e comece o ano se exercitando!

Tendências fitness para 2019

Treinamento funcional

tendências fitness para 2019

Essa modalidade utiliza movimentos naturais do corpo humano, como: empurrar, girar, agachar, puxar, pular e correr. Por apresentar uma ampla gama de possibilidades, ela se torna mais dinâmica se comparada à musculação tradicional. Assim, o principal objetivo dos treinos é possibilitar aos alunos desenvolvimento de resistência física, força, coordenação e equilíbrio motores.

Como replica movimentos físicos realizados no cotidiano, o treinamento funcional pode ser adotado como programa de condicionamento físico para adultos e também como método de recuperação em pacientes com quadro de dificuldade motora.

Atividades com peso corporal

tendências fitness para 2019

Para ser realizado, o treinamento utiliza menor número de equipamentos. Portanto, torna-se uma das tendências fitness para 2019 por ser uma maneira barata e funcional para se exercitar de forma eficaz.

Os movimentos realizados utilizam diversos músculos simultaneamente — na musculação, normalmente, são realizados exercícios em máquinas que buscam maior isolamento muscular. Com isso, os principais trabalhos executados são as flexões, barras fixas, barras paralelas, abdominais e agachamentos.

Treinos realizados em grupo

tendências fitness para 2019

Os programas de treinamento em grupo já existem há algum tempo. Essas aulas são desenvolvidas para motivar e unir os participantes em torno da prática da atividade física, e auxilia no cumprimento das metas de condicionamento de cada aluno.

Para isso, os profissionais instrutores possuem técnicas de liderança e incentivo, além de saber conduzir o grupo em diversos níveis de intensidade. De acordo com sua especialidade, são capacitados a ministrar aulas como: corrida, dança, ciclismo indoor, step, dentre outras.

Yoga

tendências fitness para 2019

A prática da modalidade teve início na Índia e seus princípios foram desenvolvidos de 300 a 200 a.C. Atualmente, apresenta diversas formas, como: power yoga, yoga na sauna, yogilates (uma mistura das práticas de yoga e pilates) etc. Essa forma de atividade proporciona variada gama de benefícios aos seus praticantes, incluindo aumento da concentração, melhora da capacidade de oxigenação corporal e prevenção de lesões, além de diminuição nos níveis de ansiedade e estresse.

Tecnologia wearable

tendências fitness para 2019

O constante desenvolvimento tecnológico proporciona inovação em diferentes setores, inclusive na prática esportiva. Os modernos aparelhos podem ser caracterizados como “tecnologia para vestir” e são tendências fitness para 2019. Os dispositivos incluem pulseiras e relógios inteligentes, camisetas com GPS e monitores de frequência cardíaca e calórica.

Eles têm o objetivo de organizar e monitorar em tempo real a atividade física realizada. Assim, geram dados importantes para organização e acompanhamento de programas de corrida, condicionamento e perda de peso, sendo cada vez mais acessíveis aos praticantes.

HIIT

tendências fitness para 2019

A sigla significa “treino intervalado de alta intensidade”. É um tipo de treinamento em que o praticante realiza exercícios de alta intensidade, com menores intervalos de descanso entre eles. O objetivo do programa é incentivar o corpo a trabalhar com uma frequência cardíaca maior, tendo como consequência o aumento de gasto calórico durante o exercício. Devido à alta exigência física, é recomendável que o período de treino dure até 30 minutos — o que seria semelhante a um treino de intensidade moderada de 60 minutos.

Como vimos ao longo do texto, existem diversas maneiras de colocar o corpo em movimento para se usufruir dos benefícios da atividade física.

Ela proporciona a melhora na qualidade de vida sob todos os aspectos, deixando corpo, mente e espírito preparados para os desafios do dia a dia. Não se esqueça, no entanto, de realizar exames médicos com seu profissional de confiança antes de realizar qualquer tipo de treino.

Esperamos que tenha gostado deste post sobre tendências fitness para 2019. Siga o nosso FacebookInstagram e Twitter para ficar por dentro de todos os nossos produtos, estudos e orientações sobre performance e nutrição esportiva!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário