Conheça os 5 incríveis benefícios do magnésio

Conheça os 5 incríveis benefícios do magnésio


Benefícios do magnésio

O magnésio é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Entre as suas principais contribuições, estão a melhora de energia no organismo e o metabolismo de proteínas e gorduras. É por isso que cada vez mais atletas e pessoas comuns que desejam manter a saúde vêm procurando introduzir esse mineral em sua alimentação.

Alimentos como farelo de trigo, semente de abóbora, aveia, nozes, grão-de-bico, frutos do mar, laticínios, abacate e beterraba, por exemplo, são excelentes fontes da substância. No entanto, é também possível potencializar seus benefícios por meio da suplementação.

Neste post, falamos mais sobre isso e listamos cinco dos principais benefícios do magnésio. Vamos lá?

Quais são os principais benefícios do magnésio?

1. Saúde cardiovascular

O magnésio é extremamente importante para a saúde do coração ao regular os batimentos cardíacos. Sem a quantidade adequada do mineral no organismo, o órgão corre o risco de sofrer pela falta de ritmo — trazendo consequências sérias à saúde.

Ele é também fundamental para modular o tônus vascular da pressão arterial e o fluxo sanguíneo periférico, mantendo a pressão arterial equilibrada e prevenindo, assim, a hipertensão. Tudo isso torna o consumo do magnésio indispensável para o sistema cardiovascular.

2. Fortalecimento dos ossos

Uma das mais importantes propriedades do magnésio é que ele atua na ativação da vitamina D e na regulação da entrada e saída de cálcio, controlando o seu metabolismo para a adequação da formação óssea. Em outras palavras, ele ajuda a manter a densidade óssea adequada.

Trata-se de uma função crucial para crianças e adolescentes, pois, seu crescimento depende da densidade correta dos ossos. Já para adultos e idosos, as propriedades do magnésio colaboram para que os ossos permaneçam saudáveis ao longo da vida.

3. Controle da diabetes

O magnésio ajuda também a regular os níveis de açúcar no sangue, mantendo-os sob controle. Isso porque o mineral atua no metabolismo da glicose e na secreção de insulina — ou seja, é extremamente vantajoso para quem tem diabetes, por exemplo.

4. Maior produção de colágeno pelo corpo

Quem deseja ter uma pele mais bonita, rejuvenescida, tonificada e saudável também pode se beneficiar das propriedades do magnésio. Quando os níveis do mineral se encontram adequados no corpo, o organismo passa a produzir mais colágeno. Além disso, essa proteína se torna mais abundante também em tecidos fibrosos (como tendões) e ligamentos, o que é essencial para aqueles que praticam exercícios físicos com regularidade.

5. Digestão adequada

O sistema digestivo também pode ser amplamente beneficiado pelo magnésio. O mineral, que também tem propriedades laxantes, atua como mediador em muitos de seus processos, evitando condições indesejáveis como dores abdominais, gases, constipação, vômito e indigestão.

Como aproveitar os benefícios do magnésio?

Além do consumo de alimentos como os que já mencionamos no início do post, é possível ingerir o mineral por meio da suplementação manipulada. O suplemento de magnésio (também conhecido como cloreto de magnésio) é orientado em casos de carência da substância, doenças relacionadas à baixa imunidade ou por orientação de um especialista, como nutrólogo ou nutricionista.

Pronto! Agora você já conhece os principais benefícios do magnésio. É importante frisar que a suplementação do mineral deve ser feita sempre com a supervisão de um profissional especializado, uma vez que, quando feita em excesso de forma desregulada, pode trazer consequências indesejáveis, como pressão baixa e fraqueza muscular.

Gostou das informações do post? Caso tenha restado alguma dúvida, entre agora mesmo em contato conosco e aproveite para conhecer nossa suplementação de magnésio!

Dê uma note e deixe seu comentário!
  • Gostei do artigo!
    (5)
5

Resumo

Este artigo tem o objetivo de mostrar os benefícios do magnésio. Para isso, inicio o post explicando qual a importância do mineral para o organismo, em quais alimentos podem ser encontrados e problemas decorrentes da sua falta. Em seguida, cito e explico quais os benefícios, por exemplo, saúde cardiovascular, saúde óssea, melhor nutrição, digestão adequada, etc. Por fim, reforço que pode ser manipulado e quais os cuidados com a suplementação.

Sending
Revisão do usuário
5 (2 votos)
Comentários Avaliação 0 (0 Revisões)
Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário

Sending

WhatsApp chat