Conheça os benefícios da berinjela para a sua saúde

Conheça os benefícios da berinjela para a sua saúde


benefícios da berinjela

Você conhece os benefícios da berinjela? Originária da Índia, ela ganhou o mundo com suas variedades que se diferem tanto no tamanho quanto na cor. E, apesar do seu sabor amargo, esse alimento polivalente acabou conquistando os paladares por sua versatilidade e suas propriedades saudáveis.

Quer saber mais sobre as razões pelas quais você deve incluí-la em sua alimentação agora mesmo? É só continuar a leitura desse artigo especial que preparamos para você. Confira!

1. Rica em nutrientes

Você sabia que a berinjela não é um legume? Ela é, na verdade, um fruto, pois sua sua estrutura é desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada. Mas o mais importante é que esse fruto-legume é um dos alimentos mais ricos em nutrientes que existem.

Uma porção de 100 gramas de berinjela contém proteínas (1,2g), fibras solúveis (3g), carboidratos (4,4g), cálcio (9g), magnésio (13mg), fósforo (20mg), ferro (0,2mg), potássio (205mg), zinco (0,1 mg), vitamina B1 (0,04mg), vitamina B2 (0,05mg) e vitamina C (3mg).

2. Pode reduzir o risco de doenças cardíacas

Além de conter essa grande variedade de vitaminas e minerais, a berinjela possui um elevado número de antioxidantes, substâncias que ajudam a proteger o corpo dos danos causados pelos radicais livres.

Entre os benefícios da berinjela mais conhecidos, está o de contribuir para a redução do risco de doenças cardíacas graças, principalmente, à antocianina. Esse é um dos antioxidantes mais importantes presentes nesse alimento e que também confere a cor vibrante da berinjela.

Esses antioxidantes, somados às fibras solúveis, possuem também efeito anti-inflamatório que age diretamente na redução do colesterol LDL e dos triglicerídeos, que, em níveis elevados, podem levar a doenças cardíacas.

3. Melhora o controle de açúcar no sangue

Há séculos a berinjela é utilizada no controle e prevenção do diabetes. E a tradição popular tem razão. Adicionar o alimento em sua dieta pode contribuir para o equilíbrio das taxas de açúcar no sangue.

Durante a digestão, as fibras presentes na berinjela formam um gel que envolve o bolo alimentar, diminuindo a absorção de açúcar e mantendo estáveis os níveis de glicose no sangue.

4. Auxilia no processo de emagrecimento

A berinjela é um alimento importante no processo de emagrecimento. Além da grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes presentes, a berinjela é um alimento emagrecedor por excelência graças a seu baixo índice calórico: são apenas 20 calorias em uma porção de 100 gramas.

Você acha que os benefícios da berinjela como auxiliar no processo de emagrecimento terminam por aqui? Que nada! Mais uma vez as fibras têm importante papel. Aquele gel que auxilia na absorção de açúcar também contribui para uma sensação de saciedade, evitando assim a ingestão de mais calorias por refeição.

Esse mesmo gel produzido pelas fibras, e que reduz os picos glicêmicos, promove a menor liberação de insulina — relacionado à diabetes e que também é um dos hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo.

5. Contribui para o controle da pressão arterial

A água compõe 92% da berinjela. Isso somado à quantidade de magnésio, zinco e potássio que traz, confere a propriedade diurética desse alimento. Um benefício que contribui não apenas para o controle do peso, como também colocam a berinjela como um auxiliar no controle da pressão arterial elevada.

6. Pode ajudar na prevenção do câncer

A berinjela contém ainda outras substâncias que apresentam um grande potencial na luta contra as células cancerígenas. Entre os elementos com propriedades anticancerígenas estão a tripsina, a solasodina, a antocianina e o ácido clorogênico, que impede a mutação do DNA.

As fibras solúveis se destacam mais uma vez. Elas são conhecidas por aprimorar o trânsito intestinal, reduzindo o risco de câncer de cólon.

A berinjela pode ser facilmente integrada à sua dieta para uma melhor qualidade de vida, seja em sua versão natural, no preparo de alimentos pouco calóricosseja pela suplementação via cápsulas ou na forma de farinha. Portanto, não há desculpa para não incluir esse alimento tão rico em propriedades em sua alimentação.

Você já conhecia os benefícios da berinjela para sua saúde? Como costuma consumir esse alimento? Participe dessa conversa aqui nos comentários. Sua opinião é muito importante!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

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