Saiba como criar uma rotina saudável de uma vez por todas

Para começar uma rotina saudável algumas pessoas elegem as segundas-feiras, enquanto outras preferem o início do ano. Infelizmente, na maioria dos casos, a animação dura pouco tempo e os velhos hábitos logo voltam a fazer parte do dia a dia. Você não precisa esperar uma ocasião especial para realizar mudanças positivas capazes de melhor o seu bem-estar e qualidade de vida, certo? Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a criar uma rotina saudável agora mesmo. Vamos lá?

Estabeleça objetivos para uma rotina saudável

O segredo de longevidade saudável é o planejamento. Com ele, você cria metas objetivas para mudar gradualmente os hábitos que não fazem bem. Por isso, o mais importante aqui é se concentrar nas pequenas metas e não no objetivo final.
Se você quer perder peso e vencer o sedentarismo, comece estabelecendo propósitos alcançáveis em curto prazo. Em vez de se concentrar em um número ideal na balança, que tal colocar um alarme no celular para não se esquecer de se alimentar a cada 3 horas? Ou ainda trocar o elevador de casa e do trabalho pela escada?
Não dá para mudar de uma hora para outra, mas cada vez que você conseguir cumprir essas metas, sua sensação de dever cumprido dará mais gás para seguir a nova rotina.

Alimente-se bem

Verduras, legumes, proteínas e carboidratos integrais devem ser a base de nossa alimentação. É claro que abrir mão de velhos hábitos não é uma tarefa fácil, mas também aqui vale a pena usar aquelas metas menores para dar os primeiros passos. Não resiste àquele doce que você come todos os dias depois do almoço? A dica aqui é ir cortando-o aos poucos.
Exemplo: semana 1 – dia sim, dia não; semana 2 – três vezes por semana; semana 3 – só no final de semana, semana 4 – apenas no domingo.
E cuidado: alimentação saudável não significa alimentação sem graça. O refrigerante pode ser substituído por água com gás e suco de fruta, por exemplo. E você pode trocar a batata frita por batata-doce assada no forno. Com alguns temperos e um pouco de sal, ela fica crocante e deliciosa.
Não se esqueça também de beber água. Se você é do tipo que nem sente falta dela, deixe sempre uma garrafinha cheia de água do lado e coloque um alarme. Aproveite essa pequena pausa e alongue o corpo.

Pratique atividade física

Exercício para você quer dizer academia? Saiba que qualquer movimento já é um passo que o afasta do sedentarismo. Subir (e descer) escadas ou uma fazer caminhada antes do trabalho ou no final do dia já incluem a atividade física em sua rotina e ajudam a reduzir o estresse.
Outra dica é escolher uma atividade que você já costumar praticar nos momentos de lazer, como natação ou o futebol com os amigos, e criar uma rotina regular de treinos. Assim, as chances de desanimar são menores.
falta de tempo não é desculpa para se não se exercitar. Você pode encontrar na internet uma série de treinos de poucos minutos que podem fazê-lo suar a camisa sem sair de casa.

Adicione suplementos à sua rotina saudável

Mesmo com uma alimentação saudável, seu corpo pode necessitar de nutrientes especiais que vão dar aquela força extra para seu metabolismo. É aqui que entram os suplementos. Cada produto atende a uma necessidade específica e pode ajudar a acelerar seu metabolismo, tanto para emagrecer ou ganhar massa muscular quanto para ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente e manter a disposição.
Aproveite a consulta com seu médico para fazer um check-up. Com base nos resultados, ele pode indicar o uso de suplementos manipulados elaborados especialmente para suprir suas necessidades.

Divirta-se!

A rotina pode levá-lo a se tornar um prisioneiro das obrigações, o que não é nem um pouco saudável. Desenvolver um hobby, sair para encontrar os amigos, ir ao cinema ou receber a família para um almoço no domingo ajudam a cultivar a saúde mental e o bem-estar.
Viu só? Com pequenas mudanças você vai aos poucos construindo uma rotina saudável perfeita para você. Por último, uma dica de emagrecimento: conheça 6 bons alimentos para queimar gordura. Até a próxima!


André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Skip to content