Afinal, devo caminhar ou correr? Descubra agora!


Caminhar ou correr

Caminhar ou correr? Essa é uma pergunta que quem pretende iniciar uma atividade aeróbica se faz o tempo todo.

Ambas as atividades são muito benéficas para a saúde e promovem benefícios como perda de peso, prevenção de doenças, aumento da longevidade, dentre outros. É preciso que o praticante de atividade física escolha aquele que melhor se adéqua às suas necessidades.

Mas qual dos dois exercícios é mais indicado para o que cada pessoa busca? Se você se interessou em descobrir e quer saber um pouco mais a respeito de cada alternativa, continue a leitura!

Quais os benefícios da caminhada?

Muitos imaginam que a caminhada, por ser mais leve que a corrida, não apresenta muitos benefícios. Entretanto, essa prática esportiva promove incontáveis vantagens à saúde humana. Vejamos!

Fortifica os ossos

Os ossos são a estrutura básica de sustentação do corpo. O impacto das passadas enquanto caminhamos desenvolve a produção de massa óssea. Isso pode ajudar muito a prevenção e o tratamento de doenças como a osteoporose. Outro ponto é que, por provocar menor impacto em comparação à corrida, o risco de algum tipo de lesão durante a realização da caminhada diminui muito.

Faz bem ao coração

A caminhada também tem a capacidade de ajudar o coração a funcionar melhor, pois, no decorrer da atividade física, há relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão arterial. Isso beneficia nosso sistema cardíaco, porque o coração passa a trabalhar com menos resistência e tensão nas artérias. Isso sem contar os níveis de triglicérides e o colesterol que são controlados, prevenindo doenças cardiovasculares e facilitando a atividade arterial.

Aumenta a imunidade

É impossível falar em saúde sem tocar no assunto prevenção de doenças. Pois bem, quando a pessoa vai começar a caminhar ou correr, ela passa imediatamente a contar com esse ganho. Falando especificamente da caminhada, por ser uma atividade moderada, ela aperfeiçoa atividade de células de defesa do organismo. Quem caminha tem menores chances de contrair doenças. Você vai perceber, quando começar a caminhar, que até o número de resfriados que você pega será menor.

Quais os benefícios da corrida?

A corrida é a queridinha de muitos brasileiros. Atividade de alto impacto e grande gasto calórico, é o aeróbico por excelência. Seus benefícios são incontáveis. Vejamos alguns!

Promove a perda de peso

Sem dúvidas, um dos benefícios mais conhecidos da corrida é seu grande potencial de promover a perda de peso. Durante uma corrida de cinco quilômetros, por exemplo, o gasto calórico será acima de 400 quilocalorias. Quando você começa a praticar a corrida, rapidamente percebe resultados como a redução da barriguinha indesejada, de medidas e a perda de culotes.

Melhora o sono

Quando corremos, demandamos um esforço grande do nosso organismo. Esse esforço colabora muito para uma noite de sono bem-dormida e suas atividades diárias serão beneficiadas, pois quem dorme bem vive bem!

Auxilia no desenvolvimento muscular

Seja na esteira ou na rua, a corrida vai ser muito eficaz para o desenvolvimento e a definição dos músculos. Quando você faz musculação e alia essa atividade à corrida, seus músculos ficarão volumosos e tonificados, e isso é o sonho de qualquer atleta.

Portanto, percebemos que a escolha entre caminhada e corrida vai se adequar às necessidades de cada indivíduo. Para aqueles que querem perder peso e medidas de forma mais rápida, a corrida vai ser mais efetiva. Já para os querem melhoras na qualidade de vida com menor risco de lesão, a caminhada é mais indicada.

Antes de começar a caminhar ou correr, procure um médico para que ele indique qual o melhor exercício para as suas condições. O mais importante é sair do sedentarismo e começar a praticar uma atividade física.

Este post foi útil para você? Então, agora que você vai iniciar seu aeróbico com a caminhada ou corrida, não deixe de ler este outro artigo no nosso blog para entender o que causa as dores musculares e saber como evitá-las.

Se precisar de suplementos personalizados você sabe onde encontrar!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

(0) Comentários

Deixe um comentário