Existe diferença entre farmácia de manipulação e laboratório de manipulação? Descubra aqui

Existe diferença entre farmácia de manipulação e laboratório de manipulação? Descubra aqui


farmácia de manipulação laboratório de manipulação

Tem um dia a dia corrido, dores no corpo e é sedentário? Quer perder peso e manter a forma de uma maneira saudável, para ter mais qualidade de vida e longevidade? Então, este post é um achado!

Como você deve saber, é possível melhorar sua saúde e controlar seu peso com a prática de atividades físicas. Para ajudar nessa importante decisão, há farmácias de manipulaçãoespecializadas em fórmulas de medicamentos que melhoram o rendimento físico, entre muitos outros benefícios.

Agora, você sabe quais são as principais diferenças entre uma farmácia de manipulação e um laboratório de manipulação? Se quiser saber, continue lendo!

Farmácia de manipulação

É o estabelecimento que comercializa medicamentos manipulados, fazendo a preparação (também chamada aviamento) de fórmulas, de acordo com as necessidades de cada paciente. Para comprar, é preciso ter uma receita prescrita por um profissional de saúde habilitado (médico, nutricionista, farmacêutico, dentista ou veterinário), com a fórmula do medicamento.

Tipos de fórmulas

 

 

Na fórmula oficinal, o medicamento manipulado é descrito na farmacopeia e garantido por um farmacêutico responsável, obedecendo à normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Às vezes, pode ser encontrado pronto na farmácia.

Quando a fórmula é magistral, o medicamento é manipulado mediante uma prescrição, que especifica em detalhes todos os componentes pelo nome químico, forma farmacêutica, posologia e modo de usar. É exclusiva para um determinado paciente.

Características dos medicamentos

Uma das principais características dos produtos de farmácia de manipulação é a preparação personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente, como idade, peso, sexo e condição de saúde. Cada medicamento é único e só deve ser utilizado por ele. Podem ser feitos em forma de cápsulas, cremes, pomadas, pós, suspensões e xaropes, entre outras.

Principais benefícios

Os medicamentos magistrais são os mais adequados para o paciente, por serem individualizados. Em alguns casos, podem ser associadas diversas substâncias, evitando o uso de vários simultaneamente.

Como não passam por complexos procedimentos químicos para serem produzidos, também custam menos que os industrializados. Além disso, como são feitos sob medida, na dose exata, evitam o desperdício.

Laboratório de manipulação

Esse é o setor específico de uma farmácia, onde os medicamentos são efetivamente manipulados. As instalações devem ter uma estrutura física adequada e rígido controle de qualidade na manipulação das fórmulas.

Um bom laboratório trabalha com as melhores substâncias e é equipado com os mais modernos equipamentos. Entre eles, computadores de alto desempenho e softwares específicos de última geração, que permitem maior precisão.

As balanças de alta precisão possibilitam o controle de até quatro casas decimais, garantindo a exatidão da dosagem recomendada. Além disso, antes de serem usados, os frascos e embalagens são lavados e esterilizados.

Como você viu, na luta para vencer o sedentarismo, perder peso e ganhar mais qualidade de vida e longevidade, além de praticar exercícios físicos, pode contar com medicamentos personalizados, feitos especificamente para atender às suas necessidades.

E aí, acha que essas informações sobre as diferenças entre farmácia de manipulação e laboratório de manipulação ajudaram a esclarecer suas dúvidas? Então, curta nossa página no Facebook!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

(1) Comentários

Deixe um comentário