Entenda o que é testosterona​ e para que serve

Entenda o que é testosterona​ e para que serve


o que é testosterona

Você provavelmente já ouviu a palavra testosterona ligada à virilidade e a outras características típicas do sexo masculino, certo? Mas você sabe exatamente o que é testosterona e quais os efeitos dela no corpo humano, tanto para os homens quanto para as mulheres?

No artigo de hoje, confira a resposta dessas e de outras perguntas relacionadas ao assunto. Acompanhe!

O que é testosterona?

A testosterona é um importante hormônio sexual masculino. Isso porque ela explica várias das características comuns entre os homens, como desejo sexual elevado, grande quantidade de pelos pelo corpo, voz mais grossa e maior massa muscular.

Entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, a testosterona também está presente nas mulheres — embora em quantidades menores. Nelas, o hormônio é produzido nos ovários, enquanto nos homens é produzido nos testículos. Além disso, é necessário ressaltar que os homens produzem aproximadamente trinta vezes mais testosterona do que as mulheres.

Quais são os efeitos deste hormônio no corpo humano?

A testosterona tem vários motivos para ser considerada um hormônio importante para os homens. Neles, ela é fundamental para o desenvolvimento dos testículos e da próstata, bem como responsável por determinar algumas características físicas e comportamentais, como:

  • engrossamento da voz na puberdade;
  • formação e manutenção de pelos corporais;
  • ativação das áreas do cérebro responsáveis pelo desejo sexual;
  • crescimento da massa óssea;
  • aumento da massa muscular.

Apesar de sua produção ser cerca de 30 vezes maior pelos homens, como já mencionamos, trata-se de um hormônio que todas as mulheres também produzem, sendo tão importante para elas quanto para eles. No organismo feminino, o hormônio em níveis ideais traz benefícios como:

  • maior disposição para realizar as tarefas do dia e praticar atividades físicas;
  • aumento da massa óssea;
  • aumento da massa muscular;
  • melhora da libido sexual;
  • facilita o emagrecimento;
  • maior capacidade de memória;
  • efeito antidepressivo e cardioprotetor.

Como aumentar a testosterona naturalmente?

Antes de entender como aumentar a testosterona de forma natural, é preciso entender que o nosso próprio corpo pode dar indícios de que os níveis do hormônio se encontram abaixo do adequado. Entre os sintomas, podemos citar:

Saiba, no entanto, que é possível reverter a situação ao se adotar uma dieta com base em alimentos capazes de aumentar os níveis de testosterona no organismo — tudo isso de maneira saudável. Mas quais alimentos devo ingerir para que isso aconteça? Conheça-os abaixo:

  • ovo: esse alimento é rico em ômega 3, proteínas e vitamina D, elementos vitais para a produção de testosterona pelo corpo;
  • abacate: as gorduras monoinsaturadas encontradas nesse alimento são responsáveis por aumentar os níveis de testosterona no organismo;
  • couve: além de uma excelente oxidante, a couve é rica em indole-3-carbinol, importante para aumentar a produção do hormônio masculino;
  • banana: fonte de potássio e vitamina D, a banana contém uma enzima chamada bromelina, fundamental no processo de produção de testosterona pelo organismo;
  • amêndoas: essas oleaginosas são ricas em zinco, um dos minerais mais importantes na produção natural de testosterona.

Além disso, saiba que contar com uma boa noite de sono todos os dias também é fundamental para a produção natural da testosterona.

Pronto! Agora você já sabe exatamente o que é testosterona, porque ela é importante para o corpo de homens e mulheres e como aumentar naturalmente os níveis desse hormônio no organismo.

Se você gostou do post de hoje e quer ficar sempre por dentro de novidades relevantes e conteúdos como este, não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter!

O que achou do artigo?
  • Dê sua nota!
    (5)
5

Resumo

Este artigo tem como objetivo fornecer um mini guia sobre a testosterona, mostrando o quanto ela é importante para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores, como os testículos e próstata, e no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e o crescimento de pelos no corpo. Para isso, vamos explicar o seu conceito, quais são as diferenças dela tanto para os homens como para mulheres, quais são os efeitos positivos que ela traz para o nosso corpo, o que causa a baixa testosterona e o que fazer para aumentá-la naturalmente, citando alguns tipos de alimentos.

Sending
Revisão do usuário
4.17 (6 votos)
Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Leave a Reply

WhatsApp chat