Falta de energia e disposição: como evitar o problema?

Falta de energia e disposição: como evitar o problema?


Falta de energia e disposição

João gostaria de ser uma pessoa ativa e de fazer exercícios físicos e outros tipos de atividades. No entanto, sente falta de energia e disposição e acorda sempre cansado. Durante o dia, esse cansaço só aumenta. Quando chega do trabalho, no fim da tarde, ele só tem vontade de ficar deitado no sofá vendo TV.

Identificou-se com essa história? Várias pessoas podem se sentir como personagens dela. A fadiga e a falta de disposição são inimigas conhecidas daqueles que desejam praticar atividades físicas ou ser mais ativos no seu dia a dia. A boa notícia é que as causas desses problemas podem ser identificadas e você pode tomar medidas para vencê-las.

Interessou-se em saber quais podem ser as razões da falta de energia e disposição e como evitá-las ? Então, continue a leitura e confira!

Quais as causas da falta de energia e disposição?

Como citamos, esse tipo de inconveniente tem motivos que precisam ser identificados. Vamos ver alguns deles!

Estresse excessivo

O estresse excessivo é um dos principais motivadores daquela sensação de cansaço e falta de energia para o desempenho das atividades diárias. Pessoas que sofrem muita pressão durante todo o dia e são extremamente cobradas ou oprimidas tendem a acentuar os efeitos desse mal.

Momentos de relaxamento são essenciais, como:

  • estar com as pessoas que você ama;
  • praticar yoga ou outra atividade;
  • ir à praia etc.

É vital se desconectar dos problemas e do trabalho por alguns momentos.

Overdose de cafeína

Em decorrência da falta de energia e disposição, as pessoas usam a cafeína para se sentir mais ativas e ligadas. No entanto, o consumo diário de doses em excesso afeta negativamente o sono. A consequência é você acordar extremamente cansado, como se não tivesse dormido nada. Esteja certo de que você consome a quantidade ideal. Veja o que seu médico, nutricionista ou farmacêutico indicaram e não prejudique sua saúde.

Pouco carboidrato

A falta de carboidratos na dieta nunca foi benéfica. Esse é um padrão errôneo, imposto pela chamada ditadura da magreza. Uma pessoa que não ingere carboidratos de maneira suficiente fica fraca, sem energia e absolutamente irritada. Prefira os carboidratos complexos e utilize-os de acordo com o que o nutricionista receitar, mas não os corte da dieta, porque eles são a nossa principal fonte de energia e são fundamentais, inclusive, para a hipertrofia e o bom desempenho nas atividades físicas.

Quais as melhores soluções para vencer a falta de energia e disposição?

Aposte em suplementação

suplementação é uma aliada muito importante para que a pessoa consiga vencer o cansaço e a indisposição. Há suplementos que atuam diretamente nesses fatores e aumentam o vigor físico. Você pode investir, inclusive, em compostos manipulados e adequar as substâncias de acordo com suas necessidades.

Invista em uma boa noite de sono

Para se manter disposto durante o dia, durma bem. É preciso que você descanse de 6 a 8 horas por dia. Porém, não confunda dormir bem com dormir em excesso, pois isso pode prejudicar o ciclo de sono e causar mais indisposição.

Tenha uma alimentação equilibrada

A ingestão correta de nutrientes ajuda o corpo a se manter disposto e com o vigor necessário para a prática das atividades diárias. Por isso, nada de cortar carboidratos absolutamente ou de deixar de consumir frutas e outros alimentos. Procure equilibrar sua dieta e estar certo da ingestão de todos os nutrientes necessários ao organismo.

Reduza o estresse

Não se cobre em excesso e evite pessoas e coisas que fazem mal. Por outro lado, inclua atividades físicas e coisas que você gosta de fazer na rotina. Esse tipo de atitude aumentará sua disposição e reduzirá o cansaço.

Portanto, percebemos que a falta de energia e disposição tem causas que precisam ser identificadas e solucionadas. Com a ajuda de estratégias simples, como dormir melhor, alimentar-se bem, fazer uso de suplementação indicada por médicos, nutricionistas ou farmacêuticos, dentre outras, você muda seus hábitos e torna-se uma pessoa ativa e com maior vigor.

Gostou de conhecer as causas e medidas para vencer a falta de energia e disposição? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mundo fitness.

Dê sua nota e deixe seu comentário!
  • Gostei do artigo!
    (5)
5

Resumo

A ideia do post é trazer quais as causas da falta de energia e disposição e como evitar isso. No começo do artigo, crio um texto em formato de storytelling que representa uma pessoa que acorda sempre cansada, que não tem energia para as atividades diárias, etc. Em seguida, explico por que isso acontece, por exemplo, estresse excessivo, overdose de cafeína, pouco carboidrato, etc. Ao final, apresento quais as melhores soluções, como a mudança de hábitos, hidratação, suplementação, etc.

Sending
Revisão do usuário
5 (1 voto)
Comentários Avaliação 0 (0 Revisões)
Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Leave a Reply

Sending

WhatsApp chat