Respondemos 5 dúvidas sobre a farmácia de manipulação on-line

Respondemos 5 dúvidas sobre a farmácia de manipulação on-line

Você sabe identificar uma farmácia de manipulação confiável? Como qualquer segmento do comércio digital, existem sites com práticas corretas e aqueles em que precisamos pensar duas vezes antes de confiar. Quando falamos da nossa saúde, então, não dá para arriscar.
Você, provavelmente, já se deparou com farmácias de manipulação on-line, com produtos manipulados prontos à venda. Vitaminas, estimulantes sexuais, calmantes naturais etc. Mas você sabia que isso é proibido? Produtos manipulados são individuais e personalizados, logo, não podem ficar em prateleiras, sejam digitais ou reais.
Neste artigo, a gente esclarece as 5 principais dúvidas sobre o funcionamento de uma farmácia de manipulação on-line e explica como escolher uma empresa confiável. Interessado? Então, continue lendo!

Dúvidas sobre farmácia de manipulação confiável on-line

1. Como funciona uma farmácia de manipulação on-line?

orionlab é confiável
Uma farmácia de manipulação, conhecida oficialmente como farmácia magistral, é um estabelecimento de saúde com capacidade de manipular medicamentos a partir de receitas. Dessa forma, uma das suas vantagens é a produção de medicamentos personalizados. Nessas farmácias, há um farmacêutico dedicado à função de verificar a coerência da sua receita. E, atualmente, assim como qualquer segmento comercial, as farmácias de manipulação também estão na internet.
Para encomendar seu medicamento ou pedir um orçamento, a maioria delas pede apenas um cadastro rápido e uma foto da sua receita. Assim, além do conforto de receber o medicamento em casa, você ganha o benefício do medicamento manipulado, com a composição que o seu médico sabe que é a ideal para você.

2. Farmácias on-line podem vender produtos manipulados como se fossem industrializados?

farmácia de manipulação confiável
Não, essa prática é proibida!  Se os produtos são manipulados, eles devem ser feitos sob medida para uma pessoa, por isso, não podem estar disponíveis para o público. Apesar de muitas dessas farmácias receberem as receitas e enviar os seus remédios por correio, elas também oferecem produtos para quem quiser comprar. Dessa forma, se uma farmácia vende para o público os produtos que manipulou, ela está desrespeitando a legislação. Fuja dessas farmácias!
Caso o estabelecimento queira vender produtos prontos, eles devem ser feitos pela indústria farmacêutica e de nutrição esportiva.

3. Por que é importante comprar em uma farmácia de manipulação confiável?

farmácia de manipulação confiável
As farmácias de manipulação precisam seguir diversas regras e normas, que garantem a segurança aos clientes. Existem especificações sobre a qualificação dos fornecedores, precisão na recepção e identificação da matéria-prima, gestão de estoque correta etc. A lista é bem grande! Por isso, não vale a pena comprar em uma farmácia, se você não acredita que ela entregará o medicamento da forma que você pediu.
Nas boas farmácias de manipulação, por exemplo, não há risco de um funcionário confundir uma matéria-prima porque elas são identificadas por códigos de barras. Além disso, há sistemas digitais de pesagem, em que apenas a quantidade de material determinada pela receita pode ser colocada.

4. Como é possível avaliar a qualidade?

farmácia de manipulação confiável
Além das características específicas de uma farmácia de manipulação, que você precisa analisar, também é importante checar se a loja on-line é realmente uma farmácia de manipulação confiável. Quanto a isso, a primeira coisa que você pode fazer é avaliar o site. Se existirem erros de português ou tudo der a impressão de que foi feito às pressas, você deve desconfiar. Observe também se existe uma política de troca e um canal direto de contato, para o caso de você ter alguma dúvida ou problema.
Afinal, além de receber o produto errado e perder o dinheiro, você ainda corre o risco fornecer informações bancárias em páginas clandestinas. Por isso, atenção! Vale a pena pesquisar em sites de reclamação de consumidores sobre a reputação da empresa.

5. Quais as vantagens de manipular medicamentos?

Doses ajustadas

sachês para doses especiais
A manipulação de medicamentos traz vários benefícios ao paciente. Entre os principais, está a possibilidade de adequar a dose do remédio ao quadro de cada pessoa. Isso é algo muito importante, por exemplo, no caso de idosos, que necessitam de cuidados maiores na administração de certos medicamentos, e de indivíduos com insuficiência renal, que devem receber doses ajustadas.

Alteração da forma física do medicamento

doses na medida certa
Por meio da manipulação, é também possível alterar a consistência do medicamento. Por exemplo, um remédio que só é comercializado de forma sólida (ou seja, por meio de comprimidos) pode ser manipulado para ser ingerido de forma líquida (como por xarope). No entanto, isso só pode ser feito desde que o princípio ativo, substância responsável por combater a doença ou por melhorar o estado do paciente, não perca a sua atividade.

Ajuste do medicamento de acordo com a sensibilidade do paciente

farmácia de manipulação preparando creme
Outra mudança que pode ser feita é a alteração do veículo/excipiente do medicamento, que é uma substância adicionada à prescrição para conferir a consistência ou forma adequada do remédio. O fato é que algumas pessoas podem apresentar intolerância ou alergias a determinadas substâncias utilizadas no excipiente — como a lactose —, sofrendo com desconfortos gástricos, entre outros sintomas. Com a manipulação, é possível evitar esse tipo de incômodo para os indivíduos nessas condições.

Manipulação de matérias-primas e/ou princípios ativos

farmácia de manipulação pesando remédio
A possibilidade de manipular determinada matéria-prima ou princípio ativo que os medicamentos industrializados não apresentam é outra vantagem da manipulação, de modo a beneficiar o paciente de várias formas. Isso porque, muitas vezes, o preço de mercado desse medicamento não é atrativo para que a indústria passe a fabricar o produto.

Economia para o paciente

economia nas compras orionlab
É importante destacar que os medicamentos manipulados em uma farmácia de manipulação confiável costumam ser mais acessíveis ao bolso do consumidor. Em alguns casos, os preços podem ficar até 50% menores do que os praticados nos remédios industrializados, vendidos nas drogarias em embalagens comerciais.
Essa economia, inclusive, traz benefícios que estão muito além da questão financeira. Isso porque os preços mais acessíveis para a população contribuem para a adesão do paciente ao tratamento, especialmente aqueles que apresentam um poder aquisitivo mais baixo.
Além disso, a manipulação feita em farmácias especializadas definitivamente contribui para que não ocorra a prática da automedicação, na qual os pacientes compram e utilizam medicamentos sem a indicação ou prescrição de um profissional habilitado — algo que, infelizmente, é bastante comum em drogarias, onde eles têm acesso ao que vão adquirir de modo mais fácil.

Maior interação entre pacientes, prescritores e farmacêuticos

farmácia de manipulação on-line
Essa é uma vantagem que, apesar de parecer corriqueira em um primeiro momento, faz toda a diferença no que diz respeito à saúde e ao tratamento do paciente. No caso de uma farmácia de manipulação confiável, existe uma maior interação entre os profissionais prescritores e o farmacêutico, que costumam manter contato frequente e trocar informações — processo conhecido como tríade da saúde: a interação entre paciente – prescritor – farmacêutico.
Bom, agora você sabe que, apesar de muito comum, a venda de medicamentos manipulados para o público é proibida. Para identificar uma farmácia de manipulação confiável, esse pode ser um ótimo começo. Só não se esqueça de que medicamentos manipulados precisam ser receitados por um profissional de saúde. Afinal, a automedicação pode trazer graves problemas!
E aí, gostou do tema que trouxemos no post? Então, continue nos acompanhando nas redes sociais para estar sempre por dentro de conteúdos como este — estamos no FacebookInstagram e Twitter!
Não deixe de visitar o site da Órion  ou nos escreva via WhatsApp![/text]

André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Este post tem 7 comentários

Deixe uma resposta