Growth muscular: 5 suplementos para ganhar massa muscular

Growth muscular: 5 suplementos para ganhar massa muscular


suplementos para ganhar massa muscular
Além da atividade física, a alimentação é superimportante para quem deseja ganhos de massa muscular. Para isso, é necessário seguir uma dieta balanceada com proteínas, carboidratos e gorduras boas.

Com o dia a dia corrido, a ingestão da quantidade necessária de cada um desses componentes pode ser complicada. Nesse caso, a suplementação pode ser a solução!

Como o próprio nome já indica, suplementos servem para complementar a alimentação. Assim, seu principal objetivo é fornecer os nutrientes necessários para auxiliar no ganho de massa muscular de maneira mais prática e eficiente.

Pensando nisso, a seguir, vamos mostrar 5 suplementos para ganhar massa muscular, explicando a atuação de cada um deles. Confira!

1. Whey Protein

whey protein é a proteína extraída do soro do leite. Possui grande quantidade proteica, além de oferecer um alto valor biológico, fator que determina a eficiência nutricional: quanto maior for, mais proteína o corpo reterá.

O whey protein possui também um nível elevado de aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo organismo. Essas substâncias funcionam como “tijolinhos” para o músculo, auxiliando no ganho de massa magra.

2. Caseína

Assim como o whey protein, a caseína é uma proteína extraída do soro do leite, sendo também muito rica em aminoácidos, o que ajuda na síntese proteica do organismo.

A diferença vem da digestão: por ser mais lenta, libera os nutrientes aos poucos nos momentos de descanso do usuário. Desse modo, um dos momentos mais indicados para sua ingestão é antes de dormir, suprindo a alimentação durante toda a noite de sono.

3. Creatina

A creatina é formada a partir de aminoácidos, gerando força de explosão, o que ajuda em atividades como a musculação, já que incha as células e o músculo.

Além disso, a creatina auxilia na recomposição rápida dos estoques de energia e, por causa disso, aumenta a força e o desempenho esportivo, auxiliando no ganho de massa magra.

4. Hipercalórico

Os suplementos hipercalóricos são compostos, principalmente, por carboidratos e altas concentrações de proteína, que auxiliam na hipertrofia muscular.

Sua principal função é oferecer suporte calórico diário suficiente para o praticante de atividade física. Dessa forma, eles são usados por aqueles que desejam ganhar massa corporal em pouco tempo.

É um suplemento normalmente utilizado para quem possui o metabolismo muito acelerado e que, por isso, tem dificuldade em ganhar peso.

5. BCAA

BCAA age principalmente na recuperação de lesões musculares, que são formadas durante um intenso treino de força, como a musculação, por exemplo.

Durante esse tipo de exercício, o corpo entra em estado catabólico (desgaste excessivo da musculatura), e, se o organismo não tiver os nutrientes necessários durante a atividade física, os aminoácidos são retirados dos músculos para suprir a demanda do corpo por energia, resultando na perda de massa muscular.

O BCAA também estimula e eleva a produção de insulina (hormônio altamente anabólico), propiciando uma excelente absorção dos aminoácidos e outros nutrientes. Isso ajuda na construção dos músculos e permite a entrada de glicose nas células, processo que melhora a energia nos treinos.

Vale ressaltar que não se deve tomar suplementos por conta própria. Há pessoas podem apresentar problemas ao ingerir alguma substância, como quem tem alergia à caseína, por exemplo. Portanto, é fundamental o acompanhamento de um médico ou nutricionista para resultados mais seguros e eficazes.

Agora que você já sabe como atuam os 5 principais suplementos para ganhar massa muscular, que tal entender ainda mais do assunto? Leia nosso post que apresenta os benefícios da suplementação alimentar!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário