O que é betaína? Conheça os benefícios desse composto químico

O que é betaína? Conheça os benefícios desse composto químico

Você sabe o que é betaína? Esse composto é encontrado em alguns animais, plantas e até no próprio corpo humano. Além disso, a betaína já vem sendo utilizado há muitos anos para o tratamento de certas doenças e distúrbios.
Ela desempenha um papel muito importante no organismo, já que nos fornece ácido clorídrico e auxilia na absorção de vitamina B12, ferro e cálcio. Além disso, potencializa o desempenho esportivo, ao aumentar a força, a resistência muscular e a composição corporal (menos tecido gordo e maior massa muscular).
Neste post, falaremos um pouco mais sobre o que é betaína, quais são os seus principais benefícios para a saúde e como é possível fazer a sua suplementação. Acompanhe!

Benefícios da betaína

1. Melhora na saúde do fígado

A betaína é um aminoácido que atua como um agente lipotrópico ao produzir metais para quebrar as gorduras e aliviar o fígado — ou seja, evita o fígado gorduroso. Em alguns casos, a substância é até mesmo usada para tratar esse órgão quando ele se encontra com problemas.

2. Previne doenças gastrointestinais

Quando o corpo apresenta os níveis adequados de betaína, a pessoa corre menos risco de ser afetada por doenças gastrointestinais, pois a substância regula o nível de acidez necessário para uma digestão correta.
Condições como a azia, má digestão e refluxo, por exemplo, são causadas pela falta do ácido clorídrico, o que acaba abrindo uma válvula que separa o estômago do esôfago. Uma das funções da betaína é justamente subir os níveis desse ácido.

3. Potencializa a força muscular

A betaína é um composto cada vez mais procurado por quem deseja o aumento da massa magra. Ele pode ser utilizado tanto no pré quanto no pós-treino, proporcionando ganhos por meio de mecanismos que auxiliam desde a redução da fadiga muscular até seu fortalecimento.
Estudos comprovam que com 1,25g de betaína consumidos diariamente, o músculo consegue aumentar sua força em até 25%. A pesquisa mostrou também que, dessa forma, é possível realizar um maior número de repetições nos exercícios. Assim, com maiores intensidades de treinamento, há um estresse maior do músculo e, com sua recuperação, mais crescimento.

Consumo de betaína

A betaína pode ser consumida por meio da suplementação, e é fundamental que o composto seja adquirido em farmácias de manipulação de qualidade. A dosagem deverá ser determinada por um especialista — como um nutricionista ou um médico — sobretudo quando o consumo estiver relacionado ao tratamento de doenças.

Contraindicações

O composto não é indicado para grávidas ou lactantes, uma vez que não há conhecimento sobre a segurança da suplementação de betaína para pessoas desses grupos. Além disso, ele também não é recomendado para indivíduos que apresentam úlceras ou que façam uso de medicamentos que causem a condição.
Viu só o que é betaína e como ela pode trazer vários benefícios à saúde, ao tratamento de doenças e até mesmo ao treino? Por fim, é muito importante ressaltar que somente um profissional especializado saberá recomendar o composto para cada caso, indicando as dosagens corretas de acordo com os objetivos do usuário.
Gostou das informações do post? Então aproveite a sua visita no blog para conferir nosso artigo sobre outro composto importante para a manutenção da saúde e do bem-estar, o teacrine!

André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

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