Você sabe o que é gordura subcutânea? Saiba como eliminá-la de vez!

Você sabe o que é gordura subcutânea? Saiba como eliminá-la de vez!


gordura subcutânea

Grande parte dos frequentadores de academia e praticantes de outras atividades físicas têm um objetivo principal: acabar com a gordura subcutânea. Ela incomoda muito porque pode ser vista a olho nu. São os famosos e indesejados “pneuzinhos” que tanto queremos eliminar.

A acumulação de gordura subcutânea pode se dar por diversos fatores. Dentre eles, podemos citar condições genéticas desfavoráveis, falta de exercício físico e alimentação rica em calorias. A boa notícia é que esse tipo de gordura pode ser perdido, mas depende de muito esforço, determinação e mudanças de hábitos.

Quer saber como eliminar a gordura subcutânea e conhecer outros aspectos desse componente corporal? Então continue a leitura que explicaremos tudo!

Diferença entre gordura subcutânea e gordura visceral

gordura subcutânea

A gordura visceral é aquela que fica localizada por trás da parede abdominal e dos órgãos que a rodeiam. Esse tipo de gordura pode ser extremamente prejudicial à saúde, com risco de aumentar a inflamação nos órgãos. Ela também é desencadeadora de doenças como diabetes e hipertensão.

A gordura subcutânea, por sua vez, é aquela que se localiza logo abaixo da parte externa da pele. Se você tem muita, por exemplo, não será capaz de ver os músculos do seu abdômen. É menos prejudicial que a visceral, mas também deve ser subtraída do nosso organismo.

Dicas para eliminar a gordura subcutânea

Vamos conhecer algumas formas de potencializar essa perda! Anote todas e aproveite para colocá-las em prática.

Pratique exercícios físicos de alta intensidade

gordura subcutânea

A prática de exercícios físicos aeróbicos sempre foi uma das mais efetivas na tarefa de reduzir a gordura subcutânea no corpo. Ela promove a aceleração do metabolismo e a eliminação de calorias consumidas, consequentemente, perda de gordura. Pratique exercícios de alta intensidade, como os hiits, que por serem intensos potencializam a perda de gordura em menor tempo.

Corte calorias à noite

gordura subcutânea

No período noturno, o nosso metabolismo está menos acelerado, pois é a hora em que o corpo está se preparando para o repouso. Por isso, as calorias consumidas serão mais facilmente armazenadas e transformadas em gordura, porque não haverá gasto calórico. O ideal é que haja distribuição das calorias consumidas ao longo do dia, deixando a noite com ingestão menor delas. Não se esqueça de sempre consultar um nutricionista para que ele elabore uma dieta de acordo com as peculiaridades do seu organismo.

Consuma muitas fibras

gordura subcutânea

As fibras são famosas por promoverem o bom funcionamento do intestino. No entanto, seus benefícios vão muito além disso. Elas ainda previnem doenças e ajudam no emagrecimento. Após seu consumo, passam pelo intestino e corrente sanguínea e acabam levando embora gorduras e toxinas, promovendo a sensação de saciedade por mais tempo. Esse último fator traz como consequência o menor consumo de calorias.

Beba bastante água

gordura subcutânea

Grande parte do nosso corpo é composta por água. Ela, então, é um componente indispensável para nossa sobrevivência. A água também é nossa companheira na perda de gordura subcutânea, pois faz com que o corpo utilize os rins e não o fígado para eliminar resíduos. Se o fígado não tem esse foco, passa a transformar gordura em energia, promovendo sua eliminação.

Portanto, podemos verificar que a perda de gordura subcutânea é uma questão não só de estética, mas também de saúde para nosso organismo. Ela, juntamente à visceral, pode trazer prejuízos à saúde.

É fundamental mudar hábitos alimentares, manter a prática de exercícios físicos de forma regular e lançar mão das dicas que apresentamos. Assim, você reduzirá seu percentual de gordura subcutânea e será uma pessoa mais feliz e saudável.

Gostou de saber algumas técnicas de eliminação de gordura subcutânea? Então deixe seu comentário neste post e compartilhe com outros leitores as suas experiências.

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

(0) Comentários

Deixe um comentário