O que é treino de hiit e como ele ajuda a emagrecer?

O que é treino de hiit e como ele ajuda a emagrecer?


o que é treino de hiit

O hiit se transformou em sensação no mundo fitness, conquistando aquelas pessoas que estavam acima do peso, mas que não dispunham de muito tempo para os treinos. Mas, afinal, você sabe o que é treino de hiit e como ele pode ser eficaz no processo de emagrecimento rápido e com saúde?

Nós explicamos tudo para você a seguir. Confira!

O que é treino de hiit?

treinando hiit

Hiit é a sigla em inglês para high intensity interval training  em português, treino intervalado de alta intensidade. Como o nome indica, consiste na realização de exercícios em alta intensidade alternados com pequenos intervalos de descanso. E esse é o grande diferencial do hiit em relação a outros tipos de treinamento.

Ao realizar um treino focado no aumento de intensidade dos exercícios, o hiit otimiza o processo de queima de gordura sem que se precise aumentar o tempo de prática das atividades.

O treino mantém o metabolismo acelerado por até 48 horas após os exercícios, garantindo uma queima de gordura pós-treino bem maior, se comparada a outros treinamentos voltados para o emagrecimento.

Entre os seus benefícios, estão:

E a boa notícia é que você pode conquistar tudo isso sem precisar sair de casa! Os treinos são totalmente adaptáveis à sua rotina, e podem ser realizados a qualquer hora e em qualquer lugar, com ou sem o uso de equipamentos.

Quais são suas contraindicações?

hiit e o coração

Devido à alta intensidade, o treino de hiit é contraindicado para pessoas que tenham algum problema cardíaco. Mas, mesmo que você não tenha maiores restrições, é importante contar com a ajuda e orientação de um cardiologista e um professor de educação física.

Como praticar o treino de hiit?

garota praticando hiit

 

O ideal é começar sempre com um aquecimento de 5 minutos. Em seguida, realizar um exercício de alta intensidade por um curto período de tempo, intercalando com outro exercício de baixa intensidade (o chamado descanso ativo).

Você pode começar fazendo de 1 a 2 minutos de corrida e intercalar com 2 ou 3 minutos de caminhada, por exemplo. Então, repita a rodada até completar 15 minutos de treino. Essa proporção pode ser usada, inclusive, para outros exercícios aeróbicos, como ciclismo, natação e até polichinelos.

Mas, atenção: como é de alta intensidade e exige muito esforço do seu corpo, o treino de hiit não deve ser praticado todos os dias. Para evitar o overtraining ou lesões, a recomendação é de que ele seja praticado 3 vezes ao longo da semana, preferencialmente com intervalos entre um treino e outro.

Você também pode adotar algum dos seus famosos protocolos de treino: modelos desenvolvidos por especialistas para um melhor aproveitamento da prática. Os mais conhecidos são os protocolos Tabata, Timmons e Gibala.

Protocolo Tabata

hiit protocolo tabata

O método Tabata foi desenvolvido pelo médico Izumi Tabata durante o seu trabalho como treinador da equipe japonesa de patinação no gelo.

O protocolo é simples: após o aquecimento, são realizadas 8 sessões, cada uma delas consistindo em 20 segundos de exercício em intensidade máxima seguidos por 10 segundos de descanso.

Protocolo Timmons

posição hiit

O inventor desse método é o pesquisador Jammes Timmons. Nele, você realiza um aquecimento breve e um total de 3 séries, sendo 20 segundos de exercícios de alta intensidade e 2 minutos de intervalo.

Protocolo Gibala

Desenvolvido pelo professor Marin Gibala, esse é o método mais indicado para iniciantes, pois tem um tempo de descanso maior que os métodos anteriores.

Os aquecimentos têm entre 3 e 5 minutos, e você deve realizar de 8 a 12 ciclos de exercícios, sendo 60 segundos em alta intensidade seguidos por um descanso de 75 segundos.

Como potencializar os benefícios do hiit?

carnes e proteínas boa alimentação hiitPor fim, para que você obtenha os melhores resultados com o treino de hiit é importante cuidar da alimentação e fazer uso de uma suplementação. Opte por suplementos voltados para o aumento da massa muscular, reposição de energia e recuperação de lesões musculares, como o whey protein, a creatina e o bcaa. Na Órion você encontra toda a suplementação personalizada.

Então, gostou do post? Agora que sabe o que é o treino de hiit, está animado com os seus benefícios e praticidade? Deixe-nos o seu comentário!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

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