O que fazer para ter hábitos saudáveis em minha rotina?

O que fazer para ter hábitos saudáveis em minha rotina?


hábitos saudáveis

Muitas tarefas tendo que ser desempenhadas em um só dia, mas aquele desejo de incorporar hábitos saudáveis na rotina sempre vem. Esse sentimento é comum em sua vida? Provavelmente sim. Com a rotina agitada, a maioria das pessoas até procura alternativas para colocar isso em prática, mas a verdade é que trocar os hábitos ruins pelos saudáveis pode ser complicado por conta do estilo de vida moderno.

Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo. Neste post separamos algumas dicas para ajudar você a melhorar a saúde através da adoção de hábitos simples e transformadores! Confira a seguir.

1. Comece aos poucos

Para a maioria das pessoas não adianta mudar radicalmente a rotina. Pode até funcionar por algumas semanas, mas logo tudo volta ao que era antes. Para evitar essa recaída, vá introduzindo os novos hábitos com calma, permitindo que o seu corpo também tenha tempo para se acostumar.

2. Trace um cronograma

Trace um cronograma e crie metas do tipo: “ir na academia o dobro de vezes do mês passado” e “fazer duas corridas no parque por semana”. É fundamente que você crie objetivos possíveis e respeitando a dica acima, pois a chance de obter sucesso é muito maior.

A vantagem de montar um cronograma é que ele pode ser feito com antecedência, ou seja, é possível organizá-lo de acordo com a sua rotina em cada semana. Por isso, a dica também é estabelecer metas semanais e não apenas mensais.

3. Não desista

Quando algum pensamento ou situação provocar um desânimo para continuar com os hábitos, foque no seu autocontrole. Um dia sem ir na academia não é motivo para desistir do estilo de vida e ter hábitos saudáveis, assim como uma refeição ruim também não é. Aliás, nada pode ser motivo. Tenha em mente sempre a sua recompensa: saúde, qualidade de vida e resultados.

4. Invista em suplementos

A alimentação tem um papel essencial na nossa vida. Tanto que quando é inadequada, diversas doenças podem se manifestar. No entanto, nem sempre é fácil ingerir tudo que o corpo precisa e é aí que entram os suplementos.

Uma boa ideia é buscar um médico, nutricionista ou farmacêutico para fazer uma prescrição de acordo com as suas necessidades. Whey ProteinBCAA e os termogênicos são os mais comuns entre os praticantes de atividades físicas.

5. Tenha um gatilho como lembrete

Você sabe como um hábito é construído? Basicamente, ele vem da seguinte sequência: gatilho, ação, recompensa. Sendo assim, para tornar mais fácil a prática dos seus novos hábitos, associe-os a alguma coisa que você faz diariamente.

Se você chega em casa todos os dias e vai até a geladeira pegar água, por que não transformar essa atitude no gatilho para lembrar de ir correr no parque? No começo um lembrete na geladeira vai ajudar, mas depois de algumas semanas poderá ser dispensado.

Como os gatilhos são individuais, é importante encontrar algum que funcione para você. Para isso, analise a sua rotina e vá fazendo tentativas até conseguir.

No começo pode até ser difícil transformar a rotina, mas não é impossível. A prova disso é a quantidade de empresários que, mesmo com a vida agitada, têm hábitos saudáveis no dia a dia. Jack Dorsey, por exemplo, fundador do Twitter, tem como prática diária o exercício físico. Já o fundador da Amazon, Jeff Bezos, não abre mão de um café da manhã completo, com direito a todos os nutrientes e vitaminas necessários para começar bem o dia.

Construir um hábito requer tempo, visto que exige disciplina e muita disposição. Como vimos, a rotina agitada não é impedimento para desenvolver hábitos saudáveis, basta um bom planejamento. Um ótimo começo é seguir as dicas aqui abordadas. Certamente elas trarão muitos resultados positivos a longo prazo.

Pretende colocar essas dicas em prática? Então aproveite e conheça a influência do sono no ganho de massa muscular!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário