O que você precisa saber sobre o whey hidrolisado?

O que você precisa saber sobre o whey hidrolisado?


Whey hidrolisado

Quando o assunto é nutrição esportiva, não basta escolher aleatoriamente um suplemento sem compreender seu corpo, seus objetivos e sua rotina de exercícios. Então, para alcançar bons resultados, o uso desses complementos nutricionais precisa estar alinhado a esses fatores. Mas, na hora de escolher um produto, a variedade de nomes, siglas e tipos pode confundir bastante.

Os suplementos com proteína do leite são os que têm feito mais sucesso. O whey protein, por exemplo, tem preço acessível, dá bons resultados e ajuda no desempenho. Ele pode ser encontrado com proteína isolada, concentrada ou hidrolisada.

Neste artigo você vai descobrir o que é o whey hidrolisado e o diferencial que ele pode trazer para a rotina de exercícios. Confira!

O que é whey hidrolisado?

Imagine a proteína como uma corrente. Quando ela precisa ser absorvida pelo organismo, é “quebrada” em partes menores. O whey protein hidrolisado traz a proteína “quebrada” depois que ela já passou pelo processo com enzimas que rompem suas ligações. Dessa forma a absorção é muito mais rápida.

É importante observar que, apesar de a proteína hidrolisada ser tratada como um terceiro tipo do suplemento, as versões são apenas isoladas e concentradas. Isso significa que os dois tipos podem ter as proteínas quebradas. Assim, você pode encontrar whey protein hidrolisado ou whey protein isolado hidrolisado.

Por que ele é diferente dos que são apenas isolados ou concentrados?

O suplemento de proteína isolada passa por um processo de refino, que elimina a lactose e as gorduras do leite. Com um alto nível de pureza, esse suplemento tem concentração maior de proteína por porção se comparado à proteína concentrada. Ele é indicado para pessoas intolerantes à lactose ou que precisam de uma dose maior de proteína.

Já os suplementos do tipo concentrado têm gorduras, carboidratos, lactose e um percentual de proteína entre 25% e 89%. Quando o nível ultrapassa esse limite, o suplemento costuma ser de proteína isolada.

A diferença entre esses dois tipos e os de proteína hidrolisada é que os primeiros têm a estrutura na forma integral da proteína, demorando um pouco mais para serem absorvidos. Por outro lado, nos suplementos submetidos à hidrólise, a absorção é mais rápida por causa das proteínas em tamanhos menores. Entretanto, esse processo de hidrólise também pode ocorrer na forma de whey protein concentrado e isolado.

Quais são os benefícios da proteína hidrolisada?

A lista de vantagens da proteína hidrolisada é grande. Ela ajuda na recuperação pós-treino, aumenta a reposição de glicogênio e tem apresentado bons resultados em quem faz suplementação intratreinos. Confira a seguir os principais benefícios:

Tem maior teor de leucina

Uma das vantagens da proteína hidrolisada é o alto teor de leucina, aminoácido fundamental para o corpo executar a síntese proteica. Nesse processo, o organismo produz novas proteínas, o que é importante para manter a massa muscular e queimar calorias.

Aumenta a reposição de glicogênio

O glicogênio é como um combustível para nosso corpo. Armazenado no fígado e nos músculos, é produzido a partir do consumo de proteínas e carboidratos. Quando a “reserva” de glicogênio acaba, vem a fadiga. Como a proteína hidrolisada ajuda na reposição, a recuperação muscular é mais rápida e você se sente menos cansado.

Melhora o desempenho no intratreino

Ainda não há consenso científico sobre os benefícios do uso de suplementos enquanto se faz os exercícios. Mas pesquisas têm demonstrado que a proteína hidrolisada ajuda no desempenho durante os treinos e na recuperação do músculo.

Agora que você já conhece os benefícios que a proteína hidrolisada pode trazer para seu rendimento, vale a pena impulsionar sua nutrição esportiva, não acha? Você pode saber mais sobre suplementação e encontrar um bom whey hidrolisado em farmácias de manipulação especializadas em nutrição esportiva.

E que tal conhecer os suplementos da nossa loja on-line? Entre em contato conosco e saiba o que nossos produtos podem fazer por você!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário