Saiba como começar a correr sem sofrimentos

Saiba como começar a correr sem sofrimentos


como começar a correr

Se você deseja melhorar sua qualidade de vida, tenha em mente que três aspectos são indispensáveis para que isso ocorra: um sono de boa qualidade, a prática regular de atividades físicas e uma alimentação saudável.

Em busca de cumprir esses requisitos, muitas pessoas travam por não saber qual exercício escolher. A corrida surge, então, como uma boa opção, já que pode ser feita de diversas maneiras. No entanto, será que todos sabem como começar a correr?

Pensando nisso, preparamos este post. Se você deseja saber mais a respeito e encontrar dicas úteis, continue lendo o texto!

Avalie suas condições físicas

Antes de tudo, procure um médico a fim de avaliar suas condições físicas. Começar a praticar uma atividade sem o parecer de um especialista é um erro que deve ser evitado a todo custo, pois pode gerar problemas irreversíveis à sua saúde. Lembre-se: isso independe do seu tempo de sedentarismo ou das ocupações cotidianas que você tem.

Comece devagar

Além de fortalecer os músculos das pernas, correr acelera o metabolismo, ajuda a dormir melhor, aumenta a disposição diária e também é ótimo para queimar calorias e emagrecer uns quilinhos. Entretanto, esses benefícios não vêm do nada e é preciso ter paciência para colher os resultados.

Por isso, comece devagar e aumente o tempo de corrida aos poucos. O ideal é que você sinta seu ritmo e, no início, mescle trotes curtos com uma caminhada mais rápida. Caso contrário, você sentirá indesejáveis dores no corpo e logo perderá a motivação.

Encontre o local ideal

A partir do momento em você encontra um lugar ideal para a prática, a corrida também funciona como um escape do desgaste gerado pela rotina do trabalho e das demais obrigações — ajudando, assim, a reduzir o estresse.

Prefira localidades arborizadas como parques, ou aquelas que são próximas a rios e praias. Feito isso, escolha uma playlist animada, tenha atenção à respiração e curta o visual!

Conte com a ajuda de suplementos

Depois de um determinado tempo, dependendo do nível de intensidade que você atingir com as corridas, a suplementação pode vir a calhar. Nesse sentido, suplementos como o whey protein tendem a ser muito úteis, pois ajudam no ganho de massa muscular.

Para aguentar treinos mais duros, é fundamental que você reforce sua musculatura na academia, por exemplo. A creatina, por sua vez, é ótima para que você tenha um bom processo de recuperação. Já o BCAA colabora com a absorção de nutrientes e dá mais energia, melhorando o seu desempenho.

De qualquer forma, não se esqueça de contar com as recomendações de um profissional da nutrição ou da medicina, ok? Somente os especialistas podem analisar suas necessidades e indicar a quantidade ideal a ser consumida, qual suplemento tomar, os períodos mais indicados para o consumo e assim por diante.

Isso também é válido para a prática. Para fazer uma progressão adequada às suas condições, recorra ao apoio de um professor de educação física e não corra riscos.

Saber como começar a correr não é nada complexo e, tomando as devidas precauções, você pode melhorar sua qualidade de vida em pouco tempo!

Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário no post! Aproveite para compartilhar a sua opinião!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

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