Substitutos de refeições: mitos e verdades que você precisa saber

Substitutos de refeições: mitos e verdades que você precisa saber


substitutos de refeições

Dentro do mundo saudável ainda circulam diversos mitos sobre alguns produtos, entre eles os substitutos de refeições. Há quem os defenda e afirmam serem aliados poderosos na perda de peso, já outros dizem que seu uso pode fazer mal à saúde em longo prazo. Mas, afinal, quem está certo?

Pensando nisso, separamos este post para desvendar os principais mitos e verdades sobre os shakes. Confira!

Não devo utilizar os substitutos de refeições antes dos treinos?

Mito. Antes dos treinos é preciso ingerir quantidades significativas de calorias, carboidratos e proteínas para obter um bom rendimento, sendo que todos esses quesitos são encontrados nos shakes.

Além disso, eles compõem uma refeição leve e de fácil digestão, ideal para ser consumida antes ou depois dos treinos, pois libera a energia necessária para o organismo de forma rápida e eficiente, aumentando a disposição física e permitindo a realização de exercícios físicos sem prejudicar o rendimento.

Posso usar os substitutos de refeições por tempo indeterminado?

Verdade. Esse tipo de alimento pode integrar uma dieta de restrição calórica por tempo indefinido contanto que sejam consumidas outras fontes de alimentos saudáveis para suprir as demandas nutricionais do indivíduo.

É interessante também manter o acompanhamento de um médico ou nutricionista para verificar os resultados obtidos e checar se as necessidades de vitaminas e minerais ingeridas estão dentro do ideal.

Posso substituir todas as refeições?

Mito. Apesar de possuírem elevado valor nutricional, os shakes não devem ser sua única fonte de alimentos. Eles podem fazer parte de uma dieta saudável, porém é preciso ingerir outros grupos alimentares para suprir a necessidade de outros nutrientes, como as fibras que ajudam no trânsito intestinal.

Vale lembrar ainda que existem outras substâncias que, apesar de não serem essenciais, são muito benéficas para o organismo, como é o caso dos antioxidantes que previnem o câncer e retardam o envelhecimento celular. Eles podem ser encontrados em frutas e verduras, mas, em geral, estão ausentes nos substitutos de refeições.

Os substitutos de refeições são balanceados?

Verdade. Esse tipo de alimento foi desenvolvido para a perda de peso, logo, conta com menor quantidades de gorduras e carboidratos e maior teor de proteínas.

É obrigatório que também contenham, pelo menos, 33% das necessidades diárias de vitaminas e minerais para o bom funcionamento do organismo e no mínimo 200 kcal e no máximo 400 kcal.

Os shakes são perigosos para o organismo?

Mito. Qualquer dieta que não for acompanhada por um profissional pode ser perigosa. Contudo, seguindo as recomendações indicadas, isto é, substituindo de uma a duas refeições de forma alternada e consumindo outras fontes de alimentos, o seu uso é muito seguro.

Além disso, os shakes não são classificados como medicamentos, mas sim alimentos e seu uso é liberado a qualquer adulto saudável que procura manter uma dieta equilibrada.

Os substitutos de refeições são eficientes?

Verdade. Eles são considerados um dos métodos mais eficientes para a perda de peso, pois aliam um baixo valor calórico a uma quantidade balanceada de nutrientes que estimulam a sensação de saciedade e diminuem a fome, tornando mais fácil controlar a alimentação.

Contudo, para usufruir desses resultados, é preciso manter uma rotina saudável e controlar as calorias ingeridas. Uma boa forma para acelerar os resultados obtidos é por meio da atividade física, que pode ajudar na queima de calorias e na definição da massa magra.

É importante ter em mente que toda dieta necessita de dedicação e força de vontade e que não existem soluções milagrosas para a perda de peso, mas sim medidas que em longo prazo podem promover uma vida mais saudável. Para fazer as escolhas certas, vale a pena consultar um médico ou nutricionista para avaliar suas demandas energéticas e elaborar um plano alimentar saudável adequado às suas necessidades.

E você, o que achou dos substitutos de refeições? Curta nossa página do facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário