Sucos detox ajudam a emagrecer? Descubra aqui!

A preocupação com a saúde e bem-estar está se tornando cada dia mais comum. Isso tem feito com que a maioria das pessoas procure evitar os produtos industrializados e aposte em dietas que auxiliam no processo de emagrecimento, como os sucos detox, que são popularmente conhecidos por eliminar as toxinas do organismo.
No entanto, há quem se opõe sobre os benefícios que eles oferecem e afirmam que o conceito de desintoxicação é usado como um termo apenas comercial.
Por isso, no artigo de hoje explicaremos o conceito dos sucos detox e seus benefícios para que você entenda como eles funcionam e se emagrece ou não. Acompanhe!

O que são os sucos detox?

Os sucos detox são feitos com o intuito de desintoxicar e eliminar as impurezas no organismo. Isso porque no dia a dia muitas vezes ingerimos alimentos industrializados que contêm diversas substâncias tóxicas, como os aditivos. Além disso, o consumo de fast foods, carboidratos, frituras, remédios, álcool e tabaco, também podem prejudicar o organismo.
Com isso, o corpo absorve o que é importante e o que não é útil o fígado e os ruins transformam em substâncias que são eliminadas pelo suor, urina e fezes. Porém, geralmente a quantidade de impurezas ingeridas acaba sendo maior do que a capacidade de eliminá-las.
Nesse caso, o suco detox pode ser um ótimo aliado, já que promete ajudar a eliminar as toxinas que, a longo prazo, o organismo não consegue expulsar.

Quais são os benefícios?

Além do que já foi mencionado, os sucos detox oferecem diversos benefícios, tais como:

  • promove maior disposição;
  • facilita o funcionamento do intestino;
  • combate os radicais livres;
  • reduz a retenção de líquidos;
  • estimula o consumo de alimentos saudáveis;
  • mantém o corpo hidratado.

Quando é necessário tomar os sucos detox?

Geralmente, quando se comete abusos no consumo de alimentos gordurosos, muitas pessoas apostam nos sucos detox para ajudar a desinchar e eliminar as toxinas.
Como é feito a base de verduras, frutas e hortaliças, não há um horário exclusivo para tomar o suco, mas recomenda-se que seja no café da manhã. Isso porque quando ingerido logo cedo, os sucos detox oferecem energia para o metabolismo, o que permite gastar mais calorias ao longo do dia.
Porém, o indicado é tomar até 250 ml do suco por dia, já que ingerir de maneira exagerada com a ilusão de que perderá peso mais rápido não é recomendado, porque, por conter muitas fibras, podem causar fermentação e náuseas se consumidos em excesso.

Os sucos detox emagrecem?

Apesar de ser um poderoso aliado na perda de peso, o suco detox não é uma bebida emagrecedora.
O que acontece é que os alimentos presentes na bebida contribuem para acelerar o metabolismo, o que acaba proporcionando a perda de peso. Mas isso se aliado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos constante.

Quais são as receitas para incrementar o cardápio?

Os sucos detox não possuem uma receita exclusiva, mas o ideal é utilizar uma fruta, como limão, laranja ou abacaxi e um vegetal com folhas verdes, como couve e alface, e outros ingredientes, como raspas de gengibre, canela e hortelã. Veja a seguir algumas opções de sucos detox.

Suco detox com laranja

  • 1 limão;
  • 6 folhas de alface;
  • Suco de 2 laranjas;
  • ½ copo de água.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e adoce com mel ou açúcar mascavo.

Suco detox com mamão

  • 2 xícaras de polpa de abacaxi fresco;
  • 1 xícara de polpa de mamão fresco;
  • 2 punhados de salsinha;
  • ½ copo de água.

Bata tudo no liquidificador, coe e beba imediatamente.
Embora os sucos detox sejam benéficos para o organismo, eles não devem ser adotados por pessoas com hipertensão, diabetes, gravidas e crianças. E lembre-se sempre de consultar um profissional para fazer um check-up da saúde.
Por isso, o ideal não é utilizar a bebida sempre para compensar os excessos, mas seguir uma dieta equilibrada e saudável durante todo o ano e evitar alguns hábitos, como fumar, beber ou comer demais, já que essa é a melhor maneira de se desintoxicar.
E você, gostou do nosso artigo sobre sucos detox? Então siga-nos no FacebookTwitter e Instagram e fique por dentro das novidades!

André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta