Você conhece quais são os tipos de músculos?

Você conhece quais são os tipos de músculos?


tipos de músculos

Em muitas academias espalhadas no país, diversas pessoas buscam ficar com um corpo musculoso e definido. Porém, a verdade é que poucas pessoas conhecem os músculos do corpo humano e muito menos a função de cada um deles.

Ter esse conhecimento pode proporcionar diversos benefícios para o praticante, que utilizará essas informações para fazer uma preparação diferenciada e, até mesmo, prevenir certas lesões durante os exercícios físicos.

Quer saber quais são os tipos de músculos existentes? Confira as principais informações sobre o assunto nos tópicos abaixo!

Quais os tipos de músculos?

Quem busca uma vida saudável precisa saber que os músculos são divididos em:

Esqueléticos: são os únicos considerados voluntários, ou seja, respondem a nossa vontade. Por exemplo, mexer a panturrilha ou bíceps.

Lisos: por sua vez, esses músculos não podem ser controlados e sua contração é mais lenta. Esses músculos podem ser localizados dentro do estômago, intestino e vasos sanguíneos.

Cardíacos: são os músculos do miocárdio e podem ser encontrados somente no coração. Sua função é realizar os batimentos cardíacos.

Como os músculos atuam nos exercícios físicos?

Quando uma pessoa faz um exercício físico, o músculo realiza três principais funções: agonista, antagonista e sinergista.

O agonista atua como motor primário do movimento — é o mais utilizado durante o exercício físico. O músculo antagonista faz o movimento contrário e, por meio do seu relaxamento, permite que o movimento principal seja executado. Por fim, o sinergista trabalha como auxiliar, ajudando no equilíbrio da coordenação motora fina e evitando movimentos indesejados.

Exemplo

Quando você faz um exercício de bíceps, como a rosca direta, a atividade está concentrada no bíceps: ou seja, é o músculo agonista. Já o músculo que realiza o movimento contrário, quando você traz a parte do corpo trabalhada para sua posição inicial (tríceps), é o músculo antagonista.

Quais os formatos dos músculos?

Existem três formatos principais: os longos — geralmente, são encontrados nos membros (bíceps braquial, por exemplo); os curtos — localizados nas articulações (músculos da mão); e os largos — situados nas paredes de cavidades (tórax e diafragma).

Qual a importância das fibras musculares?

Conhecer o tipo de fibra muscular permite identificar qual é o melhor treinamento para cada pessoa e o porquê de algumas serem melhores em atividades de força e outras em aeróbicos. As fibras são classificadas em: rápidas, intermediárias e lentas.

Rápidas e intermediárias: são do tipo IIa (que apresentam mais resistência) e do tipo IIb (com contrações mais explosivas), anaeróbicas e têm hipertrofia maior. Presentes em atletas com maior explosão, como é o caso dos ginastas.

Lentas: são do tipo I, cuja hipertrofia é menor e o oxigênio é utilizado como fonte de energia. Pessoas com esse perfil podem se tornar ciclistas, triatletas e maratonistas.

Como apresentado, conhecer os tipos de músculos e suas funções em um exercício físico permite que o praticante consiga melhorar o seu desempenho por meio de um treinamento correto, que ajuda a evitar lesões com movimentos inadequados.

Gostou deste post? Já possuía alguma espécie de conhecimento a respeito dos músculos? Conte para a gente, nos comentários abaixo, como você tem feito o seu treinamento!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

(1) Comentários

Deixe um comentário