Tire suas dúvidas sobre nutrição esportiva

A nutrição é um campo de trabalho que tem se tornado popular, e, de olho na combinação entre atividades físicas e alimentação saudável, a nutrição esportiva também ganhou destaque.
Já que é uma novidade com diferenciais, chegou a hora de você acabar com as dúvidas sobre nutrição esportiva e ver se vale a pena investir em um profissional especializado.

Posso treinar sem comer?

Sabendo que seu corpo precisa de energia, é fundamental que você reconheça que deve abastecer seu corpo com nutrientes, para que, assim, cumpra todas as propostas de treino.
A alimentação irregular pode impactar na qualidade de seus treinos, além de prejudicar a conquista específica dos objetivos traçados por você mesmo.
Você poderá achar que está agindo certo, mas esse é o caminho contrário, pois até para quem busca perder peso é necessário comer, sempre se adequando às necessidades individuais.
A má alimentação ainda pode impactar no funcionamento digestivo e impossibilitar a eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo, e isso gera efeitos negativos na absorção de nutrientes e funcionamento do intestino.

Beber água pra que?

Pode parecer clichê, mas a água é indispensável para que você modifique seu corpo. Independentemente do seu objetivo, seja definição ou hipertrofia, mantenha seu corpo hidratado, tanto antes, durante ou após o treino. A reposição de líquidos deve ser feita durante todo o dia, e as porções podem variar de acordo com seu perfil individual.

O que devo comer antes do treino?

A alimentação antes do treino deve ser realizada, em média 1 hora antes e deve ser composta por porções equilibradas de carboidratos complexos, proteínas e fibras. A alimentação pré-treino pode variar de acordo com a atividade escolhida.

E depois dele?

É fundamental que, após o treino, sejam fornecidas proteínas para nutrir os músculos e carboidratos para a reposição de energia. Atente-se para a escolha de carboidratos, pois eles podem auxiliar na melhor e mais rápida absorção de proteínas.

Devo me alimentar durante os exercícios?

Não é recomendado comer nada durante os treinos, independentemente da atividade escolhida. Se você deseja repor energias durante as atividades, opte por suplementos energéticos, como maltodextrina ou bebidas hipercalóricas, como isotônicos.

O excesso de suplementos faz mal?

É imprescindível destacar que o uso excessivo de suplementos não garante maior eficácia em sua dieta, portanto, não há por quê atribuir todos os efeitos a esses produtos. Use suplementos somente com o acompanhamento de um nutricionista e respeite as dosagens recomendadas. E lembre-se: exagerar não garante resultados mais rápidos.

Dietas compartilhadas funcionam?

Seu parceiro de treino está seguindo um plano alimentar que está dando certo, será que você pode adotar a mesma dieta? A resposta é NÃO. As necessidades e perfil físico dele não são equivalentes ao seu organismo, portanto, se deseja uma dieta que lhe dê resultados, busque orientação nutricional qualificada.
Um profissional será fundamental para sanar as suas dúvidas de nutrição esportiva e conhecerá o perfil de seus treinos. Assim, poderá escolher porções e alimentos adequados para você.

Existe uma combinação perfeita?

Podemos concluir que os treinos não garantem resultados sem uma alimentação equilibrada. Para garantir a boa forma e benefícios à saúde, tire suas dúvidas de nutrição esportiva com um profissional e invista em uma vida ativa, vencendo o sedentarismo, mudando as medidas e ganhando qualidade de vida.
Se você quer conhecer tudo sobre suplementos e como eles podem ser incorporados à sua dieta, assine nossa Newsletter e receba todas as nossas novidades![/text]

André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Este post tem 2 comentários

  1. Fernando

    Olá
    Estou com algumas dúvidas em relação a suplementação necessária para mim, baseado no meu biotipo.
    Até onde sei, sou um Mesomorfo. Tenho 1,77m e normalmente fico entre 71 e 72kg e minha gordura corporal é muito baixa, provavelmente menos de 5% ultimamente. O que me preocupa é que deve estar diminuindo, e passei para 70kg e outras pessoas dizem que estou aparentando estar mais magro.
    Faço academia com uma frequência baixa, mas quando faço mais vezes o peso costuma aumentar aos poucos, apesar de considerar que minha alimentação é bem abaixa do necessário de calorias diárias.
    Então comecei a pensar no uso de Hipercalóricos (Growth Supplements mesmo) para auxiliar na ingestão diária de calorias e ai que surgem as dúvidas. Posso ingerir uma dose diariamente, mesmo sem praticar exercícios? E quanto ao consumo de sódio presente, pode ter alguma contra indicação?
    Além disso descobri esse Multivitaminico e pensei em incluir na dieta além do Hipercalórico.
    Agradeço se puder me ajudar

    1. Olá Fernando,
      Bem, primeiramente eu preciso lhe parabenizar por estar preocupando-se com sua saúde.
      Sem muito ideias de objetivo, todos nós precisamos ter um conjunto muscular que esteja dentro dos parâmetros acadêmicos. Isto faz muita diferença na qualidade de vida.
      Se entendi bem, você tem uma massa muscular relativamente boa, não sei a distribuição, mas 5% de gordura está ótimo.
      Temos uma relação muito parecida de peso x altura.
      A dica de ouro é: balanço calórico. SEMPRE.
      Quanto você gasta = quanto ingere? se a resposta for sim, você ficará com o peso estável.
      Faz academia? Então você está micro lesionando seus músculos, logo, o tempo todo você deve proteinar, mesmo dormindo.
      Imagine um treino de perna bem feito, levam 7 dias para recuperação total. Logo, você deve ter uma alimentação hiperproteica e adicionando uma suplementação proteica durante 7 dias apenas para a recuperação daquele treino de perna.
      Mas, você não faz apenas um dia de treino de perna. Você faz para todos os grupos musculares três vezes por semana.
      O cálculo básico é 2g de proteína para seu peso corpóreo ao dia (24 horas).
      Durante o sono, lembre-se da Caseína antes de dormir. Ela degrada mais lentamente.
      Sendo objetivo, o uso de hipercalórico é interessante em indivíduos que tem o metabolismo rápido. Agora, usar hipercalórico sem treino pode ser perigoso no sentido de ganhar gordura e não massa muscular.
      Multivitamínicos são fundamentais – é a matéria prima de vários hormônios necessários ao equilíbrio que a gente tanto busca. Mas um manipulado, feito pra você, ok?
      Forte abraço!

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