Tire suas dúvidas sobre suplementação para iniciantes

É comum ter muitas dúvidas quando se está começando a frequentar a academia, a mais comum é sobre o uso de suplementos. Há quem defenda que é possível ganhar massa magra ou mesmo emagrecer apenas com exercícios e uma dieta balanceada, porém é preciso mais dedicação e trabalho.
Porém, a suplementação para iniciantes, se feita da maneira correta e com o auxílio de um nutricionista, pode auxiliar a ter resultados mais rápidos e, consequentemente, impulsionar o aluno a se dedicar mais.
Contudo, se você está pensando em incluir suplementos na sua dieta, é preciso tomar alguns cuidados. Confira a seguir o que você deve fazer e tire suas dúvidas.

Escolha o suplemento

Antes de escolher algum suplemento, é preciso que você defina exatamente quais são os seus objetivos. Existem diversas opções no mercado, desde suplementos proteicos para o ganho de massa magra, até os termogênicos que aceleram o metabolismo e auxiliam a promover uma maior queima de gordura.
Após definir seus objetivos, procure um nutricionista para aconselhar qual o suplemento ideal para você. Pois, existem diversas subcategorias, por exemplo: suplementos proteicos, de rápida ou lenta absorção, isolados, misturados, etc.

Fique atento com a dosagem

Outro ponto importante a ser levado em consideração é a quantidade a ser tomada. Não ache que todos os suplementos devem ser utilizados nas mesmas proporções, pois isso pode variar muito de acordo com o objetivo e com o seu peso corporal.
Além disso, alguns suplementos devem ser tomados em poucas quantidades, como é o caso da creatina — utilizada para melhorar a performance do treino —, que deve ser ingerida cerca de 5 g por dia. Já um hipercalórico, para hipertrofia, são dissolvidos cerca de 90 g em água, podendo variar de acordo com suas necessidades diárias.
Vale lembrar que tudo em exagero faz mal e uma superdosagem pode levar ao excesso de energia, podendo ser transformada em gordura ou em sobrecarga para seus rins e fígado.

Efeitos colaterais

Em geral, o uso de suplementos é muito seguro e são raros os casos de efeitos colaterais. Contudo, alguns produtos podem causar aumento de peso, taquicardia, fadiga e outras reações alérgicas.
Se você perceber algum tipo de efeito colateral, pare o uso imediatamente e procure um profissional, pois somente ele vai poder avaliar se os sintomas são causados pelo suplemento e como substituí-lo.

Respeite seu corpo

Não existe nenhum suplemento milagroso que vai te fazer emagrecer de um dia pro outro ou ganhar quilos de massa magra rapidamente. Os resultados são um reflexo do seu trabalho físico e alimentar, porém nosso corpo possui limites que devem ser respeitados.
Sendo assim, uma maior quantidade de produtos ingeridos não vão garantir melhores resultados ou dar mais energia do que a que seu corpo é capaz de lidar, pelo contrário, podem até ser prejudiciais à sua saúde.

Se atente a qualidade do fabricante

Diante das diversas opções disponíveis no mercado, vale ressaltar a importância de escolher um produto de qualidade, sendo assim, pesquise sobre os fabricantes e fornecedores e converse com conhecidos para saber quais são suas indicações.
É importante escolher um produto oriundo de uma farmácia especializada em nutrição esportiva, uma vez que somente assim você terá um suplemento seguro e que vai te fornecer os nutrientes necessários para potencializar seus resultados.
Além disso, sempre acompanhe um nutricionista e fique atento aos sinais que seu corpo der, como se você está obtendo resultados ou se apresenta algum sintoma colateral.
Agora que você já sabe mais sobre a suplementação para iniciantes, aproveite e confira quais os principais suplementos indicados na nutrição esportiva.[/text]

André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe uma resposta