O que é treino de força e qual sua importância?


treino de força

Saber quais são os seus objetivos com a atividade física é fundamental para encontrar aquelas mais indicadas para você. Se deseja ter um corpo torneado e músculos aparentes, saiba que o treino de força pode ser o caminho para isso.

Esse tipo de exercício envolve, normalmente, cargas altas e poucas repetições. Ele leva o atleta ao limite da força e à exaustão, ou seja, quando aquela última repetição é difícil de ser finalizada. Quer saber mais sobre o que é o treino de força e qual a importância dele para a sua saúde? Continue a leitura e descubra!

O que é treino de força?

via GIPHY

O treino de força é aquele que vai requisitar bastante os músculos. Ou seja, na hora da execução, você vai precisar do maior número de fibras musculares possível para vencer a resistência oferecida pelo seu corpo. Muitas vezes, ele é confundido com o treino de hipertrofia. Os dois têm algumas semelhanças, é verdade. Mas, a principal diferença é que o treino de força deixará você mais forte enquanto o de hipertrofia, maior.

Ele pode ser feito por qualquer pessoa, desde que haja acompanhamento de um profissional qualificado. Além de melhorar a sua força, o treino ajuda no equilíbrio, na coordenação motora, na agilidade, entre outros.

Como deve ser feito esse treino?

treino de força

O treino de força é bastante específico. Como já falamos acima, ele deve ser feito com bastante carga e, no máximo, até 6 repetições. A ideia é que o último movimento chegue à falha concêntrica — ou seja, a incapacidade de realizá-lo de forma completa. O descanso entre as séries também é maior se comparado à musculação tradicional da academia. O repouso para esse tipo de exercício pode variar de 3 a 5 minutos.

Esse tipo de prática deve ser feita com duração de 4 e 8 semanas. Em seguida, a ideia é voltar ao treino normal. Por isso, ele é voltado principalmente para quem já treina, mas sente que ficou estagnado e quer dar um novo estímulo ao corpo, por exemplo.

Quais são os componentes do treino de força?

Recrutamento das fibras musculares

via GIPHY

Na hora de realizar o treino de força, é preciso ativar todas as fibras musculares por um curto período de tempo. Sem isso, não será possível realizar os poucos movimentos com a maior carga que o indivíduo conseguir levantar.

Técnica


Sem conseguir fazer a execução perfeita, você não poderá tirar o máximo do exercício. Somente com o conhecimento do movimento e muita prática será possível progredir, aumentar a carga e conquistar o objetivo sem se lesionar.

Inibição neurológica

Nosso organismo está preparado para proteger os músculos e tendões em caso de perigo, ou seja, é como se o nosso corpo travasse para evitar a lesão. Os atletas do treino de força, no entanto, conseguem aumentar esse limite a fim realizar os movimentos com máxima carga.

O treino de força traz diversos benefícios à sua saúde. Ajuda na redução de massa gorda e no aumento da massa magra, melhora o equilíbrio, retarda a atrofia muscular causada pelo envelhecimento, auxilia na manutenção do tecido ósseo, melhora o sistema cardiovascular, entre outros. Não tenha medo desse tipo de exercício e ganhe em qualidade de vida.

Se você gostou deste conteúdo, fique por aqui e aprenda a montar um plano ideal para cada tipo metabólico!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

(29) Comentários

  1. Achei de grande valia as dicas e orientações para praticar o treino de força, respeitando a quantidade de repetições, carga e duração durante o treino, para se ter um melhor desempenho, resultado e qualidade de vida.

    Julio Cesar Puoço
    facebook Instagram

    1. Olá Julio,

      Até que é bacana a gente ficar com o corpo bonito pra ir na praia e se sentir bem aos olhos dos banhistas, mas qualidade de vida é o que mais interessa. A mobilidade, que é o simples fato de conseguir levantar da cama, ir ao banheiro para tomar banho, secar o corpo e vestir-se – são ações que uma pessoa que perdeu músculos com o aumento da idade não consegue fazer.
      Para evitar isto na velhice, é fundamental o exercícios com pesos.
      Obrigado por sua contribuição!

  2. A Órion sempre pioneira em qualidade de seus manipulados, qualidade no atendimento desde o primeiro contato até a entrega do que solicitamos e também agrega valores quando o assunto é ” CONTEÚDO ” .
    Não é atoa que estamos falando da melhor farmácia de manipulação esportiva de SÃO PAULO. #SomosFeitosDeEstrelas

    Roger Furlan

  3. Como sempre, a Órion fornecendo conteúdo de suma importância para agregar no conhecimento de todos!!!
    Além de ser uma ótima empresa de manipulados, vem crescendo cada vez mais c o blog postando conteúdos sobre bem estar e saúde… Parabéns a equipe

    Jhonatan

  4. Texto extremamente interessante. Informações básicas apresentadas de forma didática. Muito ler um texto que se disponha a explicar a diferença entre treinamento de FORÇA e treinamento para HIPERTROFIA. Há muita confusão sobre as finalidades e o formato desses dois tipos de treino. Parabéns pela explicação objetiva.
    FLÁVIO MANFRINATO

  5. Muito bom.. falando mais do lado de construir um físico..periodizar o treinamento é fundamental, cada estágio é de extrema valia para se construir e evoluir um físico. O treino de força é um dos pilares para isso.. utilizado para quebrar platôs..

    Augusto Monteiro

  6. O artigo é bem informativo e esclarecedor. Destaco o trecho que aborda a inibição neurológica pois trata de um assunto extrema importância, lesões. Vale a pena a leitura.
    A Orion é uma farmácia esportiva com produtos de alta qualidade e excelentes profissionais.
    Uso e recomendo… Todos os dias com Orion Laboratório.

    Myrian Souza

    1. Olá Mirian!
      É verdade, a inibição neurológica é importante e precisa de uma atenção especial do parceiro de treino ou professor presente na sala de aula.
      Aproveito para agradecer os elogios!

  7. Ótimo texto .
    A orion sempre busca a melhor forma de expor resultados para alcancar a performance do corpo desejado , no entanto , sempre visando o aumento da massa muscular , com carga repetições e peso .
    Parabéns .
    Texto de excelente qualidade .
    Deborah

  8. Ótimo conteúdo!
    É preciso resgatar a importância do treinamento de força na musculação. A busca e a procura em obter hipertrofia (ganho de massa) é alta, porém não podemos deixar de lado a força. Ela é de suma importância para ganhos, para
    atingir objetivos, qualidade de vida…
    Podemos dizer que força é a valência mãe!
    Renato

  9. Muito bacana o artigo.
    Faço bastante esse tipo de treino no crossfi ;posso afirmar com toda certeza que ganhei muita força, principalmente na perna no qual eu amentei 30% de carga em 1 ano.
    Parabéns a Órion e todos os envolvidos

  10. Otimo artigo.
    Complemento que o treino de força não deve ser feito apenas para praticantes de Power Lifting como. Muitos acham, mas também deve ser incluído na periodização de quem busca hipertrofia pois, além de gerar novoa estimulos nos tirando da homeostase, tambem nos auxiliam em criar mais força e resistência para fases de treino focando hipetrofia.
    Parabens mais uma vez à Orion por trazer conteúdos de qualidade para seu público.

    Instagram: @victor.roz
    Facebook: Victor Roz

  11. Ótimo artigo, mais não podemos esquecer das alterações metabólicas e adaptações fisiológicas causadas pelos treinamentos de força que influenciam na evolução de todo trabalho voltado para o alto rendimento esportivo.
    Instagram

    1. Obrigado Willian!
      O corpo é uma “máquina” fabulosa, preparado para se adaptar a muitas condições de esforço físico e mental. Por isto a importância de um treinador capacitado para fazer as alterações de treino e forçar novos estímulos.
      Forte abraço!

Deixe um comentário