Você conhece os benefícios da suplementação alimentar?

Você conhece os benefícios da suplementação alimentar?


benefícios da suplementação

Na correria do dia a dia é comum recorrermos aos fast foods e às comidas industrializadas, porém, na maioria das vezes, nenhum deles é capaz de fornecer a quantidade adequada de nutrientes ao nosso corpo. Desse modo, muitas pessoas recorrem aos suplementos para melhorar a dieta e potencializar o resultado dos treinos.

O que nem todos sabem é que existem diversos outros benefícios da suplementação que vão muito além de aumentar o rendimento na academia, confira!

Reparação de músculos e tecidos

Durante e após as atividades físicas, nosso organismo demanda mais nutrientes e acaba retirando-os de músculos e outros tecidos. Isso ocorre, pois as células sofrem maior estresse oxidativo devido ao aumento de radicais livres produzidos pelo metabolismo e necessitam de mais aminoácidos, que são encontrados em proteínas.

Caso não haja a reposição desses nutrientes, a atividade física pode levar à perda de massa magra, especialmente se for o caso de exercícios aeróbicos. Além disso, sua deficiência também está associada a uma maior probabilidade de lesões. Sendo assim, os suplementos proteicos são uma ótima opção para quem deseja uma boa recuperação muscular.

Aumentam a imunidade

Alguns suplementos, como a glutamina, já foram comprovados como agentes coadjuvantes do sistema imune, podendo agir de forma direta na síntese de anticorpos ou indireta, estimulando a proliferação de glóbulos brancos.

Há ainda suplementos vitamínicos que possuem diversos compostos antioxidantes, sendo assim, combatem os radicais livres e auxiliam a manter as células saudáveis e com maior longevidade, além de prevenir alguns tipos de doenças, como o câncer.

Reposição rápida de nutrientes

Como já foi dito, após os treinos o nosso organismo precisa da reposição de nutrientes que foram usados durante a atividade física, contudo, a maioria dos alimentos, — em especial os que são ricos em proteínas —, tem uma digestão mais lenta e não os oferece rápido o suficiente, causando a perda de massa magra.

Os suplementos, por sua vez, possuem uma assimilação muito mais rápida pelo organismo, fazendo com que os nutrientes estejam disponíveis alguns minutos após sua ingestão e, dessa forma, evitam o processo de apoptose celular.

Manutenção das funções orgânicas

Com o passar do tempo nosso organismo tende a mudar de comportamento — sendo assim, uma pessoa de 20 anos provavelmente terá seu metabolismo muito diferente aos 38 anos. Isso ocorre pois o metabolismo tende a desacelerar e outras vias energéticas são ativadas. Por exemplo, depois dos 40 o corpo humano tende a utilizar mais proteínas como fonte de energia ao invés de carboidratos.

Da mesma forma, alguns processos oxidativos também se tornam mais acentuados, sendo necessária uma maior ingestão de vitaminas antioxidantes. É difícil obter todas as fontes de vitaminas e minerais somente com a alimentação, uma vez que é comum recorrermos a alimentos industrializados e de baixo valor nutricional. Sendo assim, a suplementação com polivitamínicos pode ser uma boa opção para quem busca uma vida mais saudável.

Maior praticidade

É inegável dizer que grande parte da popularidade dos suplementos alimentares vem da sua praticidade, pois possuem rápida absorção, fácil ingestão e podem ser transportados para qualquer lugar, seja em pó ou em comprimidos. São ideais para quem possui um dia a dia corrido e não tem tempo de preparar uma refeição que contenha todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Contudo, vale lembrar que os suplementos não devem substituir completamente as refeições, mas sim atuar como coadjuvantes de uma dieta balanceada. Além disso, é interessante consultar um nutricionista para determinar quais as suas necessidades diárias e qual o mais indicado para você.

E você, está interessado em desfrutar dos benefícios da suplementação alimentar? Entre em contato com a gente e responderemos quaisquer dúvidas.

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário