Você sabe quais as melhores frutas para dieta?

Você sabe quais as melhores frutas para dieta?


Melhores frutas para dieta

Elas contêm nutrientes e minerais fundamentais para o equilíbrio do organismo e prevenção de doenças. No entanto, saber quais são as melhores frutas para dieta é um desafio que nem sempre é fácil de desvendar.

É fato que esses alimentos devem, obrigatoriamente, ser consumidos por praticantes de atividades físicas e pessoas que desejam o emagrecimento. Mas se você quer saber quais são as melhores frutas para dieta e quais os principais benefícios de algumas delas, este texto é para você. Continue a leitura e confira!

Quais as melhores frutas para dieta?

mesa de fruta para dieta

 

Fazer uma dieta nem sempre é fácil, às vezes, vem aquela fome que precisa ser saciada ou a vontade incontrolável de comer doces. Nessas horas, as frutas se mostram excelentes opções pelo baixo teor de calorias e outros benefícios que auxiliam no emagrecimento. Vejamos algumas delas e quais são essas vantagens de consumi-las!

Banana está super cotada como uma das melhores frutas para dieta

banana aberta

 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a banana é uma excelente opção para emagrecer. Ela é rica em potássio, minerais e vitaminas. Suas funcionalidades vão desde a prevenção de cãibras até a redução da vontade de comer doces.

Além disso, é uma excelente fonte de energia e pode ser consumida antes dos treinos. Porém, o consumo dessa fruta deve ser feito com moderação, visto que ela tem muitos carboidratos e açúcares.

Maçã

maças e torta de maça

 

A maçã é uma das melhores frutas e muito indicada para aqueles que visam o emagrecimento. Ela conta apenas com 81 calorias em 170 gramas. Além do mais, contém muitos antioxidantes e é efetiva na redução do colesterol e triglicerídeos. Para que sejam aproveitados todos os benefícios oferecidos por esse fruto, prefira o seu consumo no estado sólido e com a casca.

Laranja

laranja com café da manhã

Outra fruta bastante conhecida e consumida pelos brasileiros. Além de uma fonte conhecida de vitamina C, potássio e magnésio, ela é rica em fibras e favorece a ação intestinal. Também conta com poderosos antioxidantes, que são importantes para o bom funcionamento do organismo. Para que os benefícios sejam aproveitados por completo é importante que se consuma a laranja por inteiro, e não apenas o caldo.

Açaí

açaí tem nutrientes capazes de expulsar radicais livres do organismo, melhorar a circulação e combater o colesterol. Além disso, ele promove sensação de saciedade e pode ser uma alternativa ao consumo de doces. Porém, deguste-o com moderação, pois essa fruta conta com acompanhamentos de elevado teor calórico. Ela não é apenas uma das melhores frutas para a dieta, o açaí é rico em antocianinas.

Kiwi

kiwi e laranja para dieta

O kiwi tem apenas 46 calorias a cada 100 gramas. Para emagrecer, é um alimento muito interessante. Além disso, ele combate a prisão de ventre, sacia o apetite e é diurético.

Mamão é uma das melhores frutas

mamão cortado em duas partes para dieta

Finalizamos a apresentação das melhores frutas para a dieta com o mamão. Ele é um facilitador do trânsito intestinal, devido à grande quantidade de fibras, e diminui o estufamento da barriga. Uma fatia de mamão é uma excelente opção para começar o dia.

Em que quantidades as frutas devem ser consumidas?

salada de fruta

Apesar de serem alimentos naturais e de todos os benefícios listados, o consumo exagerado de frutas pode trazer prejuízos às pessoas que querem emagrecer. Alguns frutos como a banana ou açaí apresentam uma elevada quantidade de carboidratos e podem trazer calorias a mais.

Outro problema é que eles são capazes de elevar o nível de glicose no sangue. Isso faz o corpo produzir mais insulina e, em casos mais sérios, pode até desencadear diabetes tipo II. Outro fator é que o açúcar das frutas, a frutose, pode ser rapidamente metabolizada na forma de gordura e garantir uns quilinhos a mais, sobretudo, na região abdominal.

Portanto, percebemos que as melhores frutas para dieta são capazes de nos fornecer benefícios que vão desde auxiliar no processo de emagrecimento até a prevenção de doenças e outros ganhos. Entretanto, elas devem ser consumidas com cuidado, pois em excesso podem engordar e aumentar os níveis de glicose no sangue.

Caso precise de uma ajuda em emagrecimento, não hesite em entrar em contato comigo pelo site ou através do WhatsApp.

Esse artigo foi útil para você? Então, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e garantir que mais pessoas saibam mais sobre as propriedades das frutas na dieta!

Autor: André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Deixe um comentário