Você sabe quais foram as melhores dietas de 2018?

Atualmente, há diversos tipos de dieta disponíveis. Algumas são bastante populares, inclusive entre celebridades que ostentam um corpo magro graças a mudanças alimentares. Se você pensa em perder peso ou deseja manter uma alimentação saudável, mas não sabe por onde começar, preparamos uma lista com as melhores dietas de 2018 para você se inspirar.
Algumas foram apontadas por especialistas americanos, enquanto outras são bastante populares. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura deste post!

Dieta Low Carb

morango em torno da fita métrica low carb
Essa é uma dieta bastante conhecida. Consiste na redução do consumo de carboidratos. A sugestão é passar dos 45 a 55% (índice considerado normal) para menos de 20% do total de calorias ingeridas.
Na dieta low carb, o consumo de carboidratos com baixo valor glicêmico tem prioridade. Esse plano alimentar auxilia no processo de emagrecimento e, em muitos casos, funciona até três vezes mais rápido em comparação a outros tipos de dieta. Ela entra facilmente para nossa lista de melhores dietas de 2018.

Dieta Paleolítica

mesa com frutas, legumes e carne de frango
Como o nome sugere, a dieta paleolítica é baseada na alimentação do homem primitivo (cerca de 10 a 15 mil anos atrás), ainda cotada como uma das melhores dietas de 2018. Uma vez que naquela época não existia a agricultura, a alimentação era baseada no que o homem era capaz de caçar ou coletar, isto é, carnes, peixes, frutas, verduras, nozes e sementes.
Laticínios, açúcar e produtos industrializados são vedados. A dieta funciona, pois, o consumo de açúcar e carboidrato é sensivelmente reduzido.

Dieta do Mediterrâneo

pão integral, tomates e um prato com comida mediterrânea
Esse plano alimentar é famoso entre celebridades, tendo sido divulgado pelo U.S. NEWS & WORD REPORT (órgão que seleciona anualmente as melhores dietas) como uma das mais eficientes para perder de peso com saúde.
Ela é baseada na alimentação seguida por pessoas que vivem nos países mediterrâneos.
A proposta consiste em manter um baixo consumo de carne vermelha, produtos industrializados, gordura animal e doces. O foco se desloca para o consumo de frutas, hortaliças, cerais, leguminosas, oleaginosas, peixes, leite e derivados, vinho, azeite de oliva e uma grande variedade de ervas de cheiro.

Dieta Dash é uma das melhores dietas de 2018

imagem com frutas vermelhas
O principal objetivo da dieta Dash é manter a pressão arterial controlada sem, para isso, utilizar medicamentos. Vale lembrar que a hipertensão é responsável por aumentar consideravelmente os riscos de infarto e derrame.
Os alimentos permitidos no cardápio são frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras e derivados de leite (desde que apresentem baixo teor de gordura e baixo teor de sódio). A dieta prioriza alimentos ricos em potássio, cálcio, proteínas e fibras. Gorduras saturadas, açúcar e alimentos industrializados são bastante limitados.

Dieta dos Vigilantes do Peso

simbolo em degraus que remete a meritocracia
Essa dieta é indicada para pessoas que desejam perder peso tanto em curto prazo quanto em longo prazo. O objetivo do programa é educar as pessoas para manterem uma alimentação saudável,
A dieta se baseia na contagem de pontos, ou seja, cada alimento que você consome vale pontos, dependendo de seu teor calórico ou da quantidade de fibras, por exemplo.
Mas, para conseguir emagrecer, quem adota a dieta precisa ficar atento ao que come, pois há um número máximo de pontos que podem ser consumidos diariamente.
Vale ressaltar que, embora as melhores dietas de 2018 sejam saudáveis e eficientes, nenhuma deve ser adotada sem o acompanhamento de um profissional. Afinal, cada pessoa tem um metabolismo diferente e precisa de um plano alimentar específico, algo que apenas um nutricionista ou nutrólogo pode fornecer com segurança.
Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba dicas sobre saúde e emagrecimento diretamente em seu e-mail!
Conheça a Órion e surpreenda-se!

André Alves da Silva

Criador da nutrição esportiva em farmácias de manipulação no Brasil. Sócio e CEO da Órion Farmácia de Manipulação Esportiva.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta